Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Boa nutrição auxilia no envelh...

Boa nutrição auxilia no envelhecimento saudável

Publicada em : 11/07/2013

Nutróloga explica como manter uma dieta que contribui para o envelhecimento


Boa alimentação. Este é um dos segredos para quem deseja envelhecer de maneira saudável e viver muitos e muitos anos. Segundo os nutrólogos, através de uma boa nutrição diversas enfermidades comuns da melhor idade podem ser evitadas, entre elas as temidas doenças cardíacas, diabetes, hipercolesterolemia, osteoartrose e cânceres.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao completar 60 anos de idade, uma pessoa passa a ser considerada idosa. Durante o envelhecimento há uma perda óssea, de massa muscular e um aumento da gordura corporal. A função digestiva também fica prejudicada, pois há uma menor produção de ácido clorídrico e um achatamento das microvilosidades intestinais impedindo uma boa absorção dos nutrientes. A produção de vitaminas essenciais para organismo, como a B12, B6 e D, também ficam em queda nesta faixa etária.

A Nutrologia atua nesta área repondo os minerais, vitaminas e nutrientes necessários para cada caso de perda ou queda na produção. É altamente recomendado que ao chegar aos 60 anos seja mantida uma dieta rica em frutas, hortaliças, peixes, azeite, nozes e castanhas. A ingestão destes tipos de alimentos será extremamente benéfica para amenizar a velocidade de deterioração do nosso organismo.

A dieta e o estilo de vida escolhidos pelo indivíduo definirão se a pessoa terá um envelhecimento saudável ou não. Nunca é tarde para se tomar as medidas necessárias para eleger um bom plano nutricional e uma boa prevenção do envelhecimento precoce.

Dicas para um cardápio que contribui para o envelhecimento saudável:

Café da manhã:
Um copo de iogurte desnatado, uma colher de chá de aveia, chá branco, nozes, uma fatia de melancia, uma fatia de queijo branco com uma fatia de pão integral.

Almoço:
Salada de folhas verdes, tomate e beterraba, espinafre refogado, berinjela no vapor, uma porção de peixe com ervas, duas colheres de sopa de arroz vermelho e uma colher de sopa de feijão Azuki.

Sobremesa:
Uma fatia de melão Orange.

Lanche:
Seis morangos com duas castanhas do pará, uma xícara de leite com canela.

Jantar:
Salada de quinoa e cenoura ralada, sopa de legumes verdes com frango desfiado e limonada.

Sobremesa:
Dois figos frescos

Ceia:
Chá vermelho, arroz integral, grão de bico, carne vermelha (duas vezes por semana), linhaça, amendoim, pão de aveia, sopa de beterraba ou abóbora.

Fonte:Dra. Sylvana Braga