Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Campanha de testagem rápida pa...

Campanha de testagem rápida para HIV

Publicada em : 21/06/2011

Saúde Municipal promove durante três dias realização de cerca de mil testes

Até amanhã (22 de junho), os Programas Municipal e Estadual de DST/Aids de São Paulo realizam o Teste Rápido para Diagnóstico (TRD) do HIV, no Instituto Pasteur de São Paulo, região central da cidade. A meta é realizar aproximadamente mil testes.

A iniciativa é parte da Campanha 'Fique Sabendo', lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde para a mobilização de incentivo ao teste de Aids e com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. O TRD é um exame de tecnologia nacional e uma maneira prática e segura de acesso a um resultado rápido (30 minutos), a partir de uma amostra de sangue. Antes e após a testagem, a pessoa passa pelo "aconselhamento" realizado por profissionais especializados na área de saúde.

A metodologia foi implantada no Município de São Paulo em 2006 e, desde então, cerca de 350 profissionais de Saúde foram treinados. Além dos 24 serviços especializados em DST/Aids, mais 44 Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam o TRD. Atualmente, este exame representa 35% do total de sorologias realizadas na rede municipal especializada em DST/Aids.

O Teste Rápido
O Teste Rápido é simples, seguro e seu resultado, confiável e sigiloso. Todas as unidades especializadas em DST/Aids da cidade de São Paulo realizam, gratuitamente, o teste rápido para o HIV, assim como o teste laboratorial para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Serviço
"Teste Rápido para diagnóstico do HIV"
Datas e horários: 20 e 21 (das 10 às 17 horas) / 22 de junho de 2011 (das 10 às 13 horas)
Local: Instituto Pasteur de São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 393, Cerqueira César (região central)
Realização: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - Programa Municipal de DST/Aids / Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Programa Estadual de DST/Aids
>> Informações sobre o local mais próximo de seu trabalho ou de sua residência podem ser obtidas no site www.dstaids.prefeitura.sp.gov.br.  

Fonte:Secretaria Municipal da Saúde (SMS)