Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ “Brasil é o país que mais lava...

“Brasil é o país que mais lava as mãos”, aponta estudo comportamental conduzido pelo Hygiene Council em 12 países

Publicada em : 14/06/2011

Pesquisa mostra como fatores como educação, cultura e traços de personalidade impactam na higiene das pessoas e, como conseqüência, na saúde contra infecções

Estudo internacional conduzido pelo Global Hygiene Council – conselho composto por especialistas em áreas relacionadas à Saúde e Higiene revela que o Brasil é o país que mais lava as mãos com sabonetes. Os brasileiros também foram apontados como os que lavam as mãos mais vezes por dia (com sabonete ou não), com um índice superior a 67% da população.

Intitulado “Dettol Study: The Dettol HABIT Study” ou “Estudo Dettol: Determinantes dos Hábitos Mundiais de Higiene” – com patrocínio da marca de produtos antibacterianos Dettol, da Reckitt Benckiser -, o estudo foi conduzido de janeiro a março de 2011 pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM) e pelo Global Hygiene Council com o objetivo de identificar os principais hábitos de higiene hoje em diferentes culturas e perfis de personalidade. Cerca de mil participantes de 12 países (Reino Unido, Canadá, Brasil, Estados Unidos, África do Sul, França, Alemanha, Malásia, Austrália, China, Índia e o Oriente Médio - Arábia Saudita e Emirados Árabes) responderam a um questionário de 130 perguntas, relacionadas aos hábitos de limpeza das mãos, de superfícies, preparação de alimentos, técnicas de manuseio e armazenamento, assim como questões demográficas e o histórico de doenças.

Entre os resultados encontrados pelo estudo, está a média global de pessoas que lavam as mãos mais de 5 vezes por dia: 54% da população dos países. Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

Fonte:Fundamento Comunicação Corporativa