Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Campanha Eu Dou Sangue por SP

Campanha Eu Dou Sangue por SP

Publicada em : 13/06/2011

Através da iniciativa Fundação Pró-Sangue espera aquecer as doações nesta época de frio

Mal chegou o inverno e os hemocentros de todo o país ressentem os efeitos adversos da estação. O frio afasta os doadores dos postos de coleta, fazendo com que o número de doações caia sensivelmente, o que pode vir a
prejudicar o tratamento de muitos pacientes que necessitam de transfusão. Atenta à situação, que já ocorre com frequência nesta época de frio, a Fundação Pró-Sangue decidiu promover uma série de iniciativas para aquecer as doações, a exemplo da Campanha Eu Dou Sangue por SP, que ocorre de 5 a 20 de junho.

Organizada pela ORAM (Or Avrohom), uma organização beneficente sem fins lucrativos comprometida com a valorização da dignidade humana, a iniciativa traz como proposta o resgate do valor e auto-estima do ser humano por meio do exercício da doação de sangue. Várias empresas e entidades estão dando apoio à ação, entre elas o SindiTaxi, Porto Seguro, CET, SPTrans, Metrô, entre outros.

No mais, a Pró-Sangue já está nos preparativos para festejar o Dia Mundial do Doador. Comemorada em 14 de junho, a data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004. Em reconhecimento àqueles que dedicam parte
do seu tempo à doação voluntária de sangue, a Pró-Sangue está preparando uma homenagem especial para essas pessoas.

A Fundação colocará neste dia um painel no Posto Clínicas, em frente do qual os doadores poderão tirar uma foto com a bola vermelha, o grande ícone da campanha Doe Sangue e Passe a Bola para um Amigo. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

Para outras informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300, acesse o site http://www.prosangue.sp.gov.br

Fonte:Pró-Sangue