Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Contra a oxi

Contra a oxi

Publicada em : 30/05/2011

Profissionais do Cratod alertam população sobre os riscos da droga

Um primeiro levantamento promovido pelo Cratod com 92 pacientes em tratamento de dependência química na unidade apontou que 12% relataram já ter tido contato com a droga. Mas a maioria dos entrevistados, 65%, nunca ouviu falar da droga, o que pode indicar que já usaram oxi sem saber.

No levantamento, quando consultados sobre sua opinião a respeito do oxi, nenhum deles manifestou interesse pela droga. Do total de entrevistados, 22% disseram achar que oxi é pior do que crack e outros 22% classificaram a droga como “devastadora”.

O oxi é considerado uma variação do crack. Além do efeito ainda mais devastador à saúde, uma das principais diferenças entre os dois é que, para se obter o crack, durante o preparo são utilizados amoníaco e bicarbonato de sódio. No oxi são usados querosene e cal virgem, substâncias extremamente tóxicas e que podem levar à morte rapidamente, mas que barateiam o custo da droga.

“A conscientização da população sobre este problema é extremamente importante a droga pode acabar com a vida de uma pessoa em um curto período de tempo”, diz a diretora do Cratod.

Fonte:Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo