Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Universidade Guarulhos promove...

Universidade Guarulhos promove Campanha de Prevenção do Câncer do Colo Uterino

Publicada em : 16/03/2012

Iniciativa terá palestras e exames gratuitos. Inscrição pode ser feita por telefone

A Clínica de Enfermagem da Universidade Guarulhos (UnG), na Grande São Paulo, promoverá a partir de março a Campanha de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, o segundo na lista de incidências em mulheres no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A iniciativa promoverá até o dia 18 de maio uma série de ações visando orientar para a prevenção da doença. Distribuição de material informativo, exames de colesterol, glicemia e papanicolaou são algumas delas. “A detecção do câncer em fase precoce aumenta as chances de cura e sobrevivência da paciente”, salienta a professora S tael Nobile Diniz, coordenadora da Clínica de Enfermagem da UnG. “Queremos educar e estimular a população feminina a procurar atendimento para prevenir ou detectar precocemente este tipo de câncer”, complementa.

Segundo o INCA, o Câncer do Colo Uterino pode ser prevenido ou diagnosticado precocemente com o exame de papanicolaou. É possível reduzir em até 80% a mortalidade pela doença quando o exame é feito com frequência, especialmente em mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos.

As mulheres interessadas em participar da Campanha devem fazer agendamento prévio através do telefone (11) 2464-1188. O atendimento é gratuito e acontece nos períodos da manhã e noite. Não é necessário ter pedido médico ou mesmo encaminhamento de outro serviço. Entretanto, é imprescindível seguir as seguintes recomendações para o exame de papanicolaou:

• Não pode estar menstruada. Preferencialmente aguardar o 5.° dia após o término da menstruação;
• Não poderá usar creme vaginal nem se submeter a exames intravaginais (ultrassonografia) nos dias que antecedem ao exame;
• Estar em abstinência sexual de 48 horas.

Serviço
Clínica de Enfermagem
Prédio I da Unidade Guarulhos-Centro – Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos


Fonte:Assessoria de Comunicação – UnG