Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ ADJ Diabetes Brasil promove 15...

ADJ Diabetes Brasil promove 15ª edição do Congresso em diabetes

Publicada em : 22/02/2012

Com o tema Diabetes e Qualidade de Vida – Prevenir e Conviver, a expectativa é prestar serviço à comunidade

Com o objetivo oferecer informações e educar pessoas com diabetes, seus familiares e profissionais de saúde envolvidos no seu tratamento, a ADJ Diabetes Brasil realiza o 15º Congresso da Associação de Diabetes, que acontecerá nos dias 24 e 25 de março de 2012, na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), em São Paulo.

Com o tema Diabetes e Qualidade de Vida – Prevenir e Conviver, a expectativa é prestar serviço à comunidade, com o objetivo de prevenir o diabetes, suas complicações e também doenças associadas à hipertensão e dislipidemia. Durante os dois dias, são esperadas mais de 2.500 pessoas.

No primeiro dia, terão palestras sobre bomba de insulina; monitoramento da glicemia; como realizar os testes de glicemia e o que fazer com os resultados; a relação do diabetes e a vida sexual; como utilizar as insulinas; benefícios da atividade física e efeitos na glicemia; pé diabético; relação do diabetes tipo 1 e 2 e a obesidade; neuropatia diabética; doenças bucais, complicação periodental, prevenção e tratamento.

No segundo dia, os temas das palestras serão, nutrição, atividade física e apoio psicológico para superar as barreiras da condição; diabetes e outras enfermidades, como doenças reumáticas, câncer e Alzeimer, Aids, alcoolismo e tabagismo; como lidar com medo, depressão e diabetes; métodos contraceptivos e preparo para planejamento para engravidar, além do melhor tratamento para gestantes com diabetes; transplantes nos dias de hoje; a retinopatia diabética, auto massagem, cuidados especiais com o corpo, entre outras.

Durante o evento, o público-alvo poderá realizar aferição da pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, avaliação da saúde bucal e os profissionais farão a análise da circunferência de cintura e IMC. No Espaço Viver Bem, haverá avaliação e hidratação dos pés, massagem e nutrição.

No Espaço Institucional, haverá arte terapia, atividades educativas, stand para entidades parceiras, lugar para vendas se produtos com a grife ADJ e orientação jurídica. Em paralelo, haverá palestras nos auditórios sobre temas relacionados à qualidade de vida e ao tratamento e controle do diabetes.

Além disso, haverá um espaço para academias, alimentos funcionais, beleza e higiene, doces sem açúcar, glicosímetros e tiras, hospitais, meias, cremes e sapatos e planos de saúde.

A iniciativa conta com o apoio da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Ministério da Saúde, Rede de Educadores Latino Americana em Diabetes (Relad), Rede Nacional de Pessoas com Diabetes (RNPD), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Nutrição – 3ªRegião, Conselho Regional de Psicologia (CRP), OAB-SP, Seconci-SP, Sindusfarma, Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN), Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Para o evento, serão mais de 120 pessoas que trabalharão nesse dia, envolvendo a equipe ADJ e os voluntários. As inscrições estão abertas no link: http://www.acquacon.com.br/adj2012/inscricoes/

Fonte:Anima Press