Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ São Bernardo inaugura Repúblic...

São Bernardo inaugura República Terapêutica para atendimento de dependentes químicos

Publicada em : 22/02/2012

Serviço será articulado com o CAPS Álcool e Drogas Adulto e será uma moradia transitória para as pessoas em tratamento

Disponibilizar um espaço de qualidade para o acolhimento de dependentes de álcool e outras drogas, sendo muitos em situação de rua. Esse é o objetivo da primeira República Terapêutica para adultos de São Bernardo do Campo, que a Prefeitura inaugurou na Rua Mediterrâneo, 137, Jardim do Mar. São Bernardo já conta com uma República Terapêutica no Taboão, destinada a crianças e adolescentes. A previsão é que, até o final de 2012, a cidade tenha cinco Repúblicas Terapêuticas para adultos.

O novo serviço tem por proposta ser um espaço de moradia transitória, que atenderá 12 adultos com histórico de abuso de substâncias psicoativas e com os vínculos familiares fragilizados que os impeçam de retornar ao convívio familiar ou social. Essas pessoas irão morar provisoriamente na casa, ao mesmo tempo em que participarão de projetos terapêuticos e de geração de renda desenvolvidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Álcool e Drogas de Adultos da cidade.

A casa contará com cuidadores durante 24 horas e um técnico de nível superior que realizarão o acolhimento, escuta qualificada, visitas domiciliares às famílias dos acolhidos com o intuito de resgate dos vínculos familiares e intrafamiliares, apoio para inclusão em projetos de geração de renda e profissionalização, bem como atividades de reinserção na cidade.
 

Fonte:Secretaria de Comunicação – Divisão de Jornalismo