Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Programa “Meu prato saudável”

Programa “Meu prato saudável”

Publicada em : 14/11/2011

Projeto tem como meta ser o “MyPlate” brasileiro com objetivo de ajudar na escolha dos alimentos na hora da refeição

O Incor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP – lançou o programa “Meu prato saudável”, com patrocínio da GRSA – Soluções em Alimentação e em Serviços de Suporte – e da Qualicorp.

O projeto tem como meta ser o “MyPlate” brasileiro, programa lançado pelo governo americano em junho, com objetivo lembrar os consumidores americanos das escolhas saudáveis que eles podem fazer ao montar seu prato na hora de comer.

Adaptado à realidade brasileira, “Meu prato saudável”, traz no lugar das cores que demarcam cada alimento no prato no modelo americano – como proteína, carboidrato e leguminosas – itens bastante conhecidos dos brasileiros, como o arroz e o feijão.

“O programa reforça a prioridade de se frear a epidemia mundial de obesidade e reduzir os males relacionados ao excesso de peso, como problemas cardiovasculares, diabetes e câncer”, afirma a médica Elisabete Almeida, que idealizou o programa junto com Mitsue Isosaki e Elisabeth Cardoso, do Serviço de Nutrição e Dietética do Incor.

Nos últimos 60 anos, triplicou o número de mortes causadas por doenças cardiovasculares no Brasil. Segundo uma pesquisa da Universidade de Colúmbia (EUA), patrocinada pelo Banco Mundial, a previsão é de que em 2020 o Brasil será o campeão do mundo em mortes por causas cardiovasculares.

“Meu prato saudável” manterá no ar o site www.meupratosaudavel.com.br, com sugestões de receitas e combinações de alimentos para o dia a dia, além de distribuir gratuitamente um guia prático e cartilhas com receitas práticas e saudáveis contendo o selo de qualidade Incor em todo material.

Fonte:Hill & Knowlton – Assessoria de imprensa GRSA