Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Hematologia e Hemoterapia

Hematologia e Hemoterapia

Publicada em : 09/11/2011

Especialização na área torna-se cada vez mais necessária

Já pensou em se especializar em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial? Hoje, quanto mais o profissional da saúde se destacar no mercado de trabalho, mais chances ele tem de ocupar cargos de sucesso. Um dos caminhos é a especialização. O curso Hematologia e Hemoterapia Laboratorial, por exemplo, é destinado aos biomédicos, farmacêuticos e biólogos.Mas o que se aprende neste curso? De acordo com o Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo – IPESSP a grade é bem extensa e completa, já que as aulas práticas predominam.

A biomédica e professora do Instituto, Sarah Rodrigues Marsicano conta que essa especialização possui muitas aulas voltadas para o ensino de morfologia, na qual o aluno aprende quais são as células normais, quais as encontradas em cada um dos tipos de leucemia e quais as alterações encontradas nas diferentes anemias.“Essa aula possibilita que o profissional ao ler um hemograma tenha condições de fornecer informações sobre qual tipo de leucemia o paciente está, qual o tipo de anemia e se ela é proveniente de alguma doença que deve ser investigada e se há alterações no hemograma compatíveis com uma infecção viral ou bacteriana”, explica a biomédica.

O curso conta também com as disciplinas de hemoterapia, hemostasia, biologia molecular, metodologia e automação na qual o estudante aprende como é o funcionamento do equipamento que realiza contagens do hemograma e quais seus interferentes.

Fonte:Grupo Mestra