Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Secretaria Municipal da Saúde ...

Secretaria Municipal da Saúde firma mais uma parceria para ampliar a prevenção do HIV/Aids e o acesso ao diagnóstico

Publicada em : 28/09/2011

Programa "Quero Fazer" é inédito em São Paulo e será mais uma alternativa para viabilizar resultados rápidos com sigilo e segurança

As ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a população LGBT ganharão mais um serviço. No dia 16 de setembro, o Programa Municipal de DST/Aids participou, em São Paulo, do lançamento do "Quero Fazer", programa que tem o objetivo de ampliar a prevenção às DST/Aids e o diagnóstico precoce do HIV entre gays, lésbicas, travestis, transexuais e homens que fazem sexo com homens (HSH). A ação consiste na realização de testagem rápida anti-HIV.

O programa "Quero Fazer" é inédito em São Paulo, já desenvolvido com sucesso na região metropolitana do Recife e Distrito Federal; no Rio de Janeiro, é realizado na ONG Grupo Arco-Íris. "Na cidade de São Paulo, os homens que fazem sexo com homens representam a segunda categoria de exposição ao HIV/Aids. Na região centro-oeste, eles são os primeiros, representando 38,7% dos casos notificados de Aids até 2009 na cidade", explica o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, Celso Galhardo.

Um dos pontos priorizados para atuação da unidade móvel de testagem e aconselhamento é o Largo do Arouche, por sua localização privilegiada e com expressiva presença da população gay. As ações no Largo do Arouche serão feitas todos os domingos, das 15 às 19 horas. O Plano Nacional de Enfrentamento da epidemia de AIDS e outras DST entre gays, HSH e travestis, do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, aponta que as taxas de crescimento da epidemia entre jovens gays encontram-se em médias superiores às encontradas em outras camadas populacionais na mesma faixa etária.

A testagem é gratuita e está disponível nos serviços municipais especializados em DST/Aids, assim como a retirada de preservativos e a realização de testes para Hepatites B e C e outras DST. Informações sobre o local mais próximo de seu trabalho ou residência podem ser obtidas no site www.dstaids.prefeitura.sp.gov.br.

Fonte:Secretaria Municipal da Saúde