Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Novo tratamento de Obesidade é...

Novo tratamento de Obesidade é aprovado nos EUA

Publicada em : 27/09/2011

Chamado de “tratamento Verde”, balão intragástrico diminui o apetite

A obesidade é um dos principais males sofridos pela população mundial e um enorme causador de doenças tais como a hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças cérebro vasculares, doenças endócrinas (como a Diabetes), alguns tipos de câncer, osteoartrite, coledocolitíase, entre outras. Doenças estas que podem levar à morte súbita e precoce. Novos tratamentos surgem como tentativa de combater a obesidade, no entanto, antes é necessário descobrir o quanto de gordura a pessoa precisa perder.

A OMS já considera a obesidade como uma doença. “Pessoas com excesso de peso são mais suscetíveis a doenças. No geral esses males comprometem a saúde, por exemplo, o coração fica mais vulnerável devido ao entupimento das coronárias. Além disso, diferentes tipos de câncer estão relacionados ao sobrepeso.”, afirma o diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica, Arnaldo Korn.

Existem vários tratamentos para combater o problema do excesso de gordura, alguns dependendo da boa vontade da pessoa: a reeducação alimentar, exercícios físicos, medicamentos e tratamentos cirúrgicos como a bariátrica. Porém, recentemente, foi aprovado um novo método nos EUA chamado tratamento Verde. Ele consiste na colocação do balão intra gástrico, uma esfera de silicone vazia, preenchido com soro ou ar, através da endoscopia.

Esta esfera irá ocupar um espaço dentro do estômago, de modo que a pessoa se sinta satisfeita com quantidades menores de alimento. “O Balão Intra Gástrico estimula receptores do fundo gástrico que sinalizam para o sistema nervoso central (cérebro) provocando saciedade precoce. O espaço ocupado pelo balão também age diminuindo a capacidade do reservatório gástrico.”, explica Korn. Assim ficará, durante seis meses, recebendo a recomendação alimentar de um nutricionista, e tenderá a perder cerca de 20Kg, recuperando a saúde e autoestima. Acima de tudo, o sucesso no tratamento da obesidade, sempre requer esforço daquele que sofre com ela.
 

Fonte:Estilo Press