Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Primavera, beleza pelas flores...

Primavera, beleza pelas flores, pesadelo para os alérgicos

Publicada em : 27/09/2011

Previna-se da aproximação da explosão de pólens

Com a proximidade da primavera, período de intensa florecência das árvores e polinização das plantas, o que pode ser um momento de contemplação da natureza para muitos, representa um problema para tantos outros. Isso porque, antes mesmo da chegada da nova estação, a explosão de polens, fenômeno que se acentua durante a primavera, é um pesadelo na vida daqueles que já sofrem de alergias ao longo do ano.

Segundo o Médico e Coordenador Técnico do Projeto Social Brasil Sem Alergia, Dr. Marcello Bossois, o pólen é um alergeno que pode causar problemas respiratórios quando penetra nas vias nasais, provocando crises de asma e rinite alérgica, espirros em sucessão, coriza e congestão nasal em muitas pessoas. A substância liberada pelas plantas pode gerar reações de hipersensibilidade em todos, porém pode ser mais prejudicial para as pessoas que já apresentam quadros de processos alérgicos por outros fatores.

Para os alérgicos, a polinização origina um processo de alergia chamado polinóse ou doença polínica que é uma manifestação de hipersensibilidade ao pólen liberado pelas plantas que, se acentua, principalmente na primavera. Durante esse processo, os grãos de pólen, que são estruturas masculinas de reprodução, são levados até as partes femininas das flores por diversos meios como pelo vento ou através dos insetos.

Diversas alterações como rinites, ditas nessa época do ano, sazonais, conjuntivites alérgicas, sinusites alérgicas, além do agravamento da asma brônquica são manifestações alérgicas que podem se desenvolver com mais intensidade devido à explosão polínica. Por este motivo é necessário que aqueles que já apresentem uma predisposição às alergias estejam atentos para se prevenir de mais um problema em suas vidas.  

Fonte:Projeto Brasil Sem Alergia