Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Por que os exercícios são fund...

Por que os exercícios são fundamentais no tratamento da osteoporose?

Publicada em : 27/09/2011

IV Caminhada de Combate à Osteoporose acontece na Mooca, no dia 23 de outubro

“Mudar no estilo de vida do paciente portador de uma doença crônica é um tema muito delicado... É muito difícil convencer o paciente que além da cirurgia, do medicamento, do acompanhamento médico regular, ele precisa mudar também posturas e comportamentos para manter a doença sob controle. Este é o caso da osteoporose, onde os hábitos de vida saudáveis são extremamente importantes para prevenir a doença, mas também são um complemento essencial ao tratamento médico”, explica o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, que dirige o Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

Quando falamos em novos hábitos, a prática de exercícios físicos é muito importante para retardar a progressão da osteoporose. “A prática leve de exercícios não interfere na saúde óssea, mas o exercício moderado - mais de 3 dias por semana, totalizando mais de 90 minutos semanais - reduz o risco de osteoporose e de fraturas em homens e mulheres com mais idade. O ideal, em termos de prevenção da doença, é que os exercícios sejam feitos de forma regular e ao longo da vida”, recomenda Lanzotti.

É preciso lembrar que quando o idoso é diagnosticado com osteoporose, ele já pode ter desenvolvido outras doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento. “Por isso, antes de iniciar qualquer programa de exercícios, os pacientes mais velhos ou aqueles que apresentam graves condições clínicas devem conversar com seus médicos”, diz o reumatologista.

Serviço
IV Caminhada de Combate à Osteoporose
Dia: 23 de outubro (domingo).
Local: Praça Visconde de Souza Fontes, na Mooca.
Horário: 08:30 às 12:30.
Inscrições gratuitas pelo telefone (11) 2936 8788 ou pelo site www.caminhadadaosteoporose.com.br .
Participação limitada aos 600 primeiros inscritos.


Fonte:MW- Consultoria de Comunicação