Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Alimentação que auxilia na pre...

Alimentação que auxilia na prevenção de gripes e resfriados

Publicada em : 20/09/2011

Especialista ensina o que consumir

Qual é a temperatura de hoje? Em um só dia, brinca-se atualmente, que se vive as quatro estações do ano. “Tivemos em São Paulo, na última semana de agosto, a queda na temperatura de 14 graus. Cidades como Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ora está com a média de 30 graus e nos outros dias, faz 10 graus. Com isso, o corpo sente os efeitos facilitando a ‘entrada’ de um vírus, principalmente quando a pessoa não nutre uma boa alimentação”, diz a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar.

Rita de Cássia Leite Novais comenta que sempre é importante beber muita água, no mínimo 1,5 litros por dia, mais ainda nesta época do ano no qual o clima é seco e umidade do ar baixa. “Além dos líquidos como sucos naturais, água de coco e chás que ajudam na hidratação do corpo, uma alimentação balanceada com vitaminas A, E e C e os sais minerais zinco e selênio fortalecem o sistema imunológico”, diz.

A nutricionista Rita de Cássia explica a função e em quais alimentos pode –se encontrar os nutrientes necessários para uma alimentação saudável e preventiva: 

Vitamina C: Contribui para a manutenção das barreiras naturais contra as infecções e formação do colágeno, um componente essencial das membranas das células. A vitamina C é encontrada em alimentos como o kiwi, abacaxi, caqui, cítricos, melão, morangos, pimentão, tomate, verduras, frutas e hortaliças em geral. 

Vitamina E: Aumenta a resposta imunológica e é um anti-oxidante que protege as células do organismo contra danos de compostos químicos reativos conhecidos como radicais livres. As fontes são encontradas no germe de trigo, óleo de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho, girassol, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes, nozes.

Vitamina A: Desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico. É encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verde escuros, vegetais e frutas amarelo-alaranjados.

Zinco: É fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico. Suas fontes são carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Selênio: Castanha-do-pará, alimentos marinhos, fígado, carne, aves, semente de girassol, são alimentos essenciais para o funcionamento normal do sistema imunológico e glândulas de tireóide.

Fonte:G Caldeira Comunicação