Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Dicas para controle da hiperte...

Dicas para controle da hipertensão

Publicada em : 06/09/2011

Fique atento aos sintomas

A nutricionista da Clínica Orthobone, Simone Barbosa, dá dicas para controlar a hipertensão, doença que atinge mais de 30 milhões de brasileiros. A prevenção é o melhor remédio e poder aliar uma boa alimentação junto com hábitos mais saudáveis, é a melhor saída no caso dessa doença silenciosa.

Uma alimentação balanceada ajuda a combater a obesidade e aumenta as chances de manter a pressão sob controle. Abaixo seguem 10 dicas que a nutricionista indica:

Mantenha-se ativo: os exercícios físicos regulares possuem o benefício de ajudar a manter um peso mais saudável, assim como possui um efeito direto em prevenir o aumento da pressão arterial.

Evite ou limite o consumo de bebida alcoólica: a pressão arterial é sensível ao álcool, principalmente em excesso. Por isso se for ingerir bebidas alcoólicas, consuma com moderação.

Perca peso: se você está com excesso de peso, reduzir alguns poucos quilos (4-5kg) já faz uma grande diferença.

Consuma alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio: ter uma alimentação balanceada, contendo quantidades adequadas de frutas, verduras e laticínios magros vão lhe prover este elementos.

Reduza o consumo de sódio, evite alimentos muito salgados, como: embutidos (linguiça, salsicha, carne seca, presunto, mortadela, salame), condimentos (“Ajinomoto”, “Arisco”, “Sazon”, caldos de carne, catchup, mostarda, molho de soja), alimentos enlatados, como palmito, pepino, ervilha, sardinha, atum, milho-verde, molho de tomate e outras conservas.

Para melhorar o sabor dos alimentos utilize temperos naturais, como suco de limão, vinagre, alho, cebola, ervas naturais, cebolinha, salsa, pimenta, etc.

Se você não tiver problema renal pode utilizar sal dietético que tem menos sódio.

Leia sempre o rótulo dos alimentos a serem comprados, pois podem conter sódio na sua composição, procure um produto similar com menos sódio.

Reduza a adição de sal de cozinha no preparo dos alimentos, não leve o saleiro para a mesa.

Caso você use produtos light ou diet saiba que o conteúdo de sódio de alguns destes alimentos pode ser alto. Por exemplo, os refrigerantes diet, light ou zero tem mais sódio que suas versões normais. 

Fonte:Clínica Orthobone