Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Atividades físicas moderadas e...

Atividades físicas moderadas e feira de saúde

Publicada em : 26/08/2011

Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) realizará atividades físicas aeróbicas moderadas, monitoradas por médicos e profissionais de educação física

O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal ação do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), presidido pelo dr. Fabio Ravaglia, reunirá dois grupos para caminhar no parque Trianon, no próximo domingo (28 de agosto): uma turma rápida, para quem está em boa condição física, num trajeto de três quilômetros, e uma lenta, para quem precisa de atividade física moderada, em percurso de um quilômetro e meio. O segundo grupo costuma ser formado por idosos ou pessoas com alguma limitação para a prática da caminhada, sempre acompanhado por um médico e um profissional de educação física. No evento, haverá a realização de exames médicos. O ortopedista fará a palestra “Mais atividade física para a terceira idade”, na qual explicará a importância da prática de exercícios físicos para o corpo não “enferrujar” e a iniciativa de instalar equipamentos de ginástica em locais públicos. Nesta edição, o Caminhadas com Segurança contará também com a participação de Sandra Bono, presidente da Associação dos Esteticistas do Estado de São Paulo (Febrape) e da Associação dos Esteticistas Técnicos e Superiores do Estado de São Paulo (Asetens), que fará a palestra “Estética: qualidade de vida, saúde e bem-estar”.

A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é bastante completa. Os resultados de todos os exames (glicemia, colesterol, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria) são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista. Nesta edição, o Colégio Inaci, parceiro do IOS, fará o teste rápido para detectar hepatite C, que mostra se a pessoa teve contato com o vírus, mesmo que a doença não tenha se desenvolvido. Em caso de resultado positivo, a pessoa é encaminhada para fazer outros exames. A hepatite C é uma doença que provoca inflamação no sangue. É assintomática por um longo tempo e, depois, pode se tornar grave, acarretando a deterioração do fígado. Não há vacinas contra o vírus. A importância de fazer o exame é saber se a pessoa está contaminada com o vírus para não passar a doença (via sangue ou ato sexual) e, também, para iniciar o tratamento da doença o quanto antes para evitar o agravamento. Para relaxar, há também quick massagem.

Em linha com a atuação responsável que pratica, o IOS irá coletar chapas antigas de raio X para reciclagem. Os materiais da chapa, acetato e prata, são nocivos ao meio ambiente quando descartados no lixo comum, mas são totalmente reaproveitados no processo de reciclagem. Após receber tratamento adequado, o acetato pode ser transformado em embalagens para presente e a prata granulada pode ser fundida e reutilizada na fabricação de jóias. O acetato é um plástico que demora mais de cem anos para se decompor se jogado na natureza, e a prata, um metal pesado com valor de mercado e passível de ser reaproveitado. Na natureza, os materiais contaminam água e solo; com a reciclagem, o meio ambiente só tem a ganhar e ainda é possível gerar renda.

O evento do IOS acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, tendo por ponto de encontro o portão 4 do parque Trianon. As próximas edições estão marcadas para 25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde, pelo telefone (11) 3289-8000.

AGENDA DO PROJETO CIDADANIA – CAMINHADAS COM SEGURANÇA
Local: parque Trianon (portão 4, em frente ao Masp, localizado na avenida Paulista, 1.578)
Data: 28 de agosto de 2011 (domingo)

8h30: distribuição de senhas para os exames (número limitado)
9 horas: início dos exames
10 horas: palestra
10h30: aquecimento com alongamento
10h45: início da caminhada dentro do parque Trianon
11h20: relaxamento com alongamento pós-caminhada
12 horas: confraternização
13 horas: encerramento

Fonte:Printec Comunicação