Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Hoje é o Dia Nacional da Saúde

Hoje é o Dia Nacional da Saúde

Publicada em : 05/08/2011

Área é uma das que mais gera oportunidades de trabalho

Nos últimos dez anos, segundo a Fiocruz, 20 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza, o que aumenta a demanda por serviços de saúde. O setor de saúde corresponde a 8% do Produto Interno Bruto brasileiro, movimenta R$ 16 bilhões por ano e emprega 10% da população brasileira ativa.

Com mais de 70 bilhões de dólares em receitas, o mercado de saúde não para de crescer — e de gerar oportunidades para novos profissionais. O setor já emprega 10% da população brasileira, e a tendência é que esse número aumente: com uma população mais envelhecida, a demanda por hospitais, exames, internações só tende a crescer. Na área de enfermagem, há falta de pessoal capacitado, por exemplo. Segundo Ministério da Saúde, a área corresponde a 49,6% do setor saúde, enquanto a soma de todas as especialidades médicas alcança 30,3%. 57% da área de enfermagem é composta por auxiliares e técnicos de enfermagem, o que corresponde a uma média de 1,4 profissional de enfermagem por leito hospitalar.

Uma data que merece ser devidamente celebrada e pode servir como um grande incentivo para mudança de hábitos e início de uma vida mais saudável. O dia foi escolhido em homenagem ao médico bacteriologista Oswaldo Cruz, que nasceu no dia 5 de agosto de 1872.

A população brasileira está vivendo mais. São os indicadores de esperança de vida ao nascer e da baixa da taxa de mortalidade infantil que confirmam esse progresso. De um modo geral, esses índices permitem avaliar as condições de vida e o estado de saúde de um país.


Fonte:Lacerda Comunicação