Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ ‘Reiki’ ajuda na recuperação d...

‘Reiki’ ajuda na recuperação de transplantados

Publicada em : 05/08/2011

Terapia alternativa oferece suporte emocional aos pacientes

Os usuários do Hospital de Transplantes “Euryclides de Jesus Zerbini”, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, contam com uma terapia alternativa para enfrentar o período de internação com mais confiança e tranquilidade. O reiki, técnica terapêutica baseada na medicina oriental, é aplicado semanalmente e apresenta bons resultados em mais de 90% dos internados.

Para os pacientes com hemofilia (distúrbio que impede a coagulação do sangue), que precisam vir ao hospital frequentemente para receber medicação, as sessões são capazes de anular, mesmo que por um curto período, os desconfortos causados pela patologia. Já a maioria dos transplantados afirma que o relaxamento proporcionado pela terapia diminui as dores do pós operatório.

A diretora de enfermagem da instituição, Elizabeth Akemi, explica que a humanização reflete diretamente no quadro de um paciente internado. “Este cuidado especial resgata a esperança do indivíduo e oferece suporte emocional a toda família. Com otimismo, a vontade de se recuperar é infinitamente maior”.

Princípios do Reiki, segundo japoneses e antigos praticantes:

- Não se preocupe;
- Não se aborreça;
- Honre pais e mestres;
- Trabalhe honestamente;
- Seja gentil com todos os seres.

Fonte:Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo