Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Ansiedade

Ansiedade

Publicada em : 25/02/2019

Foi tema de palestra promovida pela ADVB

Divulgação
A vice-presidente da ADVB Mulher e master coach com formação em neurociência, Cristina Calligaris, abriu o calendário de eventos da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), palestrando sobre o tema “Ansiedade: coisa da minha cabeça!”, que aconteceu na última terça-feira (19), no auditório da sede da entidade em São Paulo, com o patrocínio do Terras Altas Resort & Convention Center, Ghelfond Medicina Diagnóstica e Employer Tudo RH. Dados de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre ansiedade brasileira indicam que 9,3% dos brasileiros são ansiosos. “Somos campeões mundiais no índice desse quadro: somos três vezes mais ansiosos que o resto do mundo”, afirmou a palestrante.

Na abertura do evento, Dalva Christofoletti, precursora do movimento municipalista do Brasil, criadora da Confederação Nacional dos Municípios e primeira conselheira mulher da ADVB, foi homenageada pelo núcleo Mulher com o título de “Madrinha Honorária”, em reconhecimento de seu apoio, incentivo e contribuição às atividades da entidade. “Agradeço a Deus por tantas oportunidades e aos amigos também. Tudo começou há 30 anos, quando eu conheci a ADVB e a alegria maior foi a criação do núcleo Mulher da associação”.

Depois de um exercício de respiração, para garantir que todos os participantes espantassem a ansiedade e “entrassem no clima”, Cristina Calligaris falou sobre a ansiedade como um mecanismo natural, que atinge todas as idades em várias fases da vida por diferentes motivos, e os fatores são sociais, genéticos, mentais e circunstanciais. “A ansiedade é uma vivência humana, universal e normal, com função adaptativa, necessária e desejável para a evolução e sobrevivência da espécie”.

Ela destacou a ansiedade positiva, que te impulsiona, e negativa, que gera improdutividade. “A ansiedade te tira da zona de conforto e prepara para situações e desafios. Ela estimula, motiva; como preocupação realista é bem vinda, ou seja, não é negativa”, continua Cristina: “E cuidar de forma realista de uma necessidade gera bem estar”.

Cristina também falou sobre o mundo digital e a ansiedade e como ter o autocontrole para lidar com o excesso de informação; a importância do autoconhecimento para saber nomear os sentimentos; e deu dicas para controlar a ansiedade como, por exemplo, identificar causas internas e externas; reconhecer medos e conflitos, gerenciar tempo e pensamentos e desenvolver autoestima.

De acordo com Suzana Masiero Branco, administradora de empresas, Cristina Calligaris foi muito receptiva e acolhedora. “Gostei muito do tema e também, da maneira como ela abordou. Foi bastante simples no sentido explicativo e esclarecedor”. Já Marta Livia Suplicy, Presidente da LIBRA – Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil, Presidente do Movimento Virada Feminina e Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher elogiou a força da ADVB Mulher, a união, o respeito e a sororidade da gestão de Cristina Calligaris no núcleo Mulher da entidade. “Para mim, foi uma tarde maravilhosa, não só para assimilar o que a palestra fala. É uma honra estar aqui, tomara que venham mais ocasiões e que realmente a gente trabalhe a ansiedade e tenha tempo para estar junto com ela”. O Dr. Antonio Edmond Ghattas, médico cardiologista, também prestigiou a palestra e vai participar dos próximos eventos da entidade, além de elogiar a gestão e o trabalho da ADVB ao longo dos anos: “Fui convidado para assistir a palestra e me interessei pelo tema; vi a qualidade profissional de Cristina Calligaris e o interesse de todos os participantes”.

Fonte:Communica Brasil