Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Arboviroses

Arboviroses

Publicada em : 19/02/2019

Atualização dos casos na cidade de São Paulo

Divulgação
Divulgação
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que, de acordo com o boletim de casos de arboviroses da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) atualizado até o último dia 12/2, foram confirmados 201 casos de dengue na cidade de São Paulo. O número de casos da doença em 2018 chegou a 563.

A Covisa não registrou nenhum caso de pessoas que tenham contraído os vírus da zika e chikungunya, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em relação à febre amarela, embora o vírus da forma silvestre da doença esteja em circulação conforme comprovou a contaminação de um macaco bugio no Jardim Botânico/ Parque Zoológico, não há nenhum caso confirmado de contaminação da doença em humanos.

A Secretaria da Saúde mantém o alerta para que todo paulistano com idade superior a 9 meses que não esteja imunizado procure um dos postos de vacinação espalhados pela cidade ou as Unidades Básicas de Saúde. A cobertura imunológica contra a doença está em 77% da população. A meta é atingir 95% de cobertura até maio.

A dose que protege contra a febre amarela está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a semana e, aos sábados, em Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS integradas. As unidades que abrirão neste sábado (23) e os horários de atendimento estão nesta página.
No ano passado, foram confirmados 13 casos de febre amarela contraídos na cidade de São Paulo, que resultaram na morte de seis pessoas. A vacina é a forma mais eficaz e segura de se proteger contra a doença. Mais de 2,6 milhões de moradores da capital paulista ainda não está protegida contra a febre amarela.

Fonte:Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal da Saúde