Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Novo tratamento para transtorn...

Novo tratamento para transtornos do equilíbrio

Publicada em : 03/08/2011

Tecnologia inédita na América Latina beneficia pacientes com maior precisão dos resultados

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, acaba de adotar tecnologia pioneira na América Latina para maior precisão no diagnóstico dos transtornos do equilíbrio e tonturas, responsáveis pelo desequilíbrio e quedas principalmente de idosos.

O paciente é colocado em uma cadeira computadorizada giratória capaz de produzir situações que predispõem a tontura. O equipamento dispõe de óculos especiais, com câmaras e espelhos que permitem registrar o movimento involuntário dos olhos do paciente no momento da rotação. Esse movimento é captado, digitalizado, registrado e convertido em gráficos e números. A análise computadorizada determina o tipo de distúrbio funcional que esta provocando as queixas do paciente.

O diagnóstico mais preciso da disfunção labiríntica pode levar a um tratamento curativo das vertigens na maioria dos casos, explica o Dr. Marco Aurélio Bottino, diretor do setor de otoneurologia do HCFMUSP.

Outra vantagem é que o aparelho, além da condição diagnóstica, tem a função de acompanhar a evolução do tratamento, o que permite ao médico alterar condutas e indicar novas estratégias.

A inovação também abrirá um vasto campo na investigação das causas dos distúrbios, especialmente na terceira idade. “O desequilíbrio, seguido de queda, pode ser fatal para o idoso”, enfatiza o médico. O Setor de Otoneurologia do Hospital das Clínicas atende, em media, 300 pacientes por mês.

Fonte:Agência HC de Notícias