Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Inverno aumenta a incidência d...

Inverno aumenta a incidência de doenças respiratórias agudas

Publicada em : 25/07/2011

Clima frio da estação favorece a ocorrência de infecções respiratórias como a pneumonia, doença que é a principal causa de internação hospitalar no Brasil, de acordo com o DATASUS

No inverno, estação mais fria do ano, acontece um aumento considerável na incidência de doenças respiratórias, como por exemplo, a pneumonia. De acordo com o pneumologista Dr. Alex Macedo, esse aumento é de 30%, sendo a mudança de temperatura uma das principais causas. No entanto, o especialista destaca que prevenir é simples, mesmo para aqueles que já possuem alguma doença respiratória crônica.

A pneumonia é uma doença infecciosa que provoca inflamação dos pulmões, prejudicando o funcionamento dos alvéolos, onde ocorre a troca gasosa. Isso acontece porque os alvéolos se enchem de muco e outros líquidos. A doença pode ter três causas: infecção viral (causada pelo vírus da gripe), infecção bacteriana (sendo a bactéria Pneumococo a principal causadora da infecção respiratória em adultos) ou infecção por fungos. Estes micro-organismos superam as defesas naturais do corpo e invadem o pulmão, causando assim infecção e inflamação pulmonar.

Apesar de se tratar de uma doença que afeta mais frequentemente pessoas acima de 65 anos, a pneumonia pode afetar também crianças, jovens e adultos saudáveis. Por isso, todos devem ficar alerta e recorrer ao médico ao sentir os primeiros sintomas, que são: febre alta, secreção amarelada, dor no tórax, respiração ofegante e indisposição geral.

Fonte:Burson-Marsteller