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Imóveis Novos

Publicada em : 09/04/2015

Pesquisa da Secovi-SP aponta queda em fevereiro

divulgação


Em fevereiro, a comercialização de imóveis novos da cidade de São Paulo manteve a tendência de queda registrada no mês anterior, conforme resultados da Pesquisa do Mercado Imobiliário realizada pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). No mês, foram vendidas 732 unidades residenciais, uma redução de apenas 0,7% comparado às 737 unidades comercializadas em janeiro, e de 25,4% em relação às 981 vendas de fevereiro de 2014.

Imóveis de 2 dormitórios lideraram as vendas em fevereiro de 2015, com 330 unidades (45% do total), seguidos das unidades de 1 quarto, com 203 unidades (28% do total); de 3 dormitórios, com 152 unidades (21% do total); e de 4 ou mais dormitórios, com 47 imóveis (6% do total). Este cenário é semelhante ao do mês de janeiro.

O indicador VSO (Vendas Sobre Ofertas) acumulado de 12 meses indica que 41,6% do total de imóveis ofertados no período foram comercializados. As unidades de 2 dormitórios apresentaram o melhor desempenho (47%).

Em termos monetários, a Pesquisa apurou VGV (Valor Global de Vendas) de R$ 408 milhões, 6% superior ao volume de janeiro e 21% menor que o de fevereiro de 2014, considerando os valores atualizados pelo INCC (Índice Nacional de Custos da Construção).

Região Metropolitana de São Paulo - Com exceção da Capital, as 38 demais cidades que formam a Região Metropolitana de São Paulo  registraram a comercialização de 486 unidades em fevereiro, retração de 17,9% em relação a janeiro (592 unidades) e de 46,3% em relação ao mesmo mês de 2014 (905 unidades).

As unidades que mais venderam nessas cidades em fevereiro foram as de 2 dormitórios, com 229 unidades (47% do total), seguidas daquelas com 3 dormitórios (181 unidades e 37% do total), de 1 dormitório (46 unidades e 10% do total) e de 4 ou mais dormitórios (30 unidades e 6% do total).

O VSO de 12 meses desses municípios, de 53,8%, continua maior do que o da Capital, de 41,6% no período.

"O efeito sazonal do início do ano continuou a afetar o desempenho do mercado imobiliário. O menor número de dias do mês de fevereiro, o Carnaval e as expectativas negativas com relação à macroeconomia derrubaram os níveis de confiança dos consumidores e dos empresários. O reflexo é perceptível no fraco desempenho das vendas e dos lançamentos", avalia Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

Tanto o presidente do Sindicato, Claudio Bernardes, quanto o vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos, Emilio Kallas, acreditam que o mês de março será melhor. "Percebemos uma ligeira melhora nos lançamentos de empreendimentos e nas vendas, principalmente em razão das boas oportunidades que existem hoje no mercado", ressalta Bernardes. "Em algumas regiões, preços atrativos levaram mais visitantes aos estandes de vendas. As pessoas querem aproveitar este momento, que está favorável ao comprador", completa Kallas.





Fonte:Secovi-SP