Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Reatech

Reatech

Publicada em : 17/03/2015

Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade apresenta novas tecnologias para pessoas com deficiência


Segundo o último censo do IBGE, 46 milhões de pessoas no Brasil tem ao menos algum tipo de deficiência, o que corresponde a 24% da população. A deficiência visual é que atinge a maior parte delas (19%), seguida das deficiências motora (7%), auditiva (5%) e mental (1,4%)

Com o objetivo de expandir ainda mais o olhar da indústria e da sociedade sobre a realidade dos mais de 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, a REATECH | Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, reforça o compromisso de trazer inovações em soluções de produtos, equipamentos e serviços, refletindo na melhoria da qualidade de vida e integração da sociedade e ao trabalho das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Maior evento da América Latina dedicado as pessoas com deficiência (PcD), que acontece de 09 a 12 de abril de 2015, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a feira reúne, durante quatro dias, a indústria nacional e internacional, representada por 300 marcas expositoras de aplicativos, adaptações veiculares, cadeiras de rodas elétricas, próteses e órteses, aparelhos auditivos, produtos ortopédicos, materiais hospitalares, distribuidores de produtos, educação, entidades públicas e privadas, entre outros, numa ampla oportunidade de negócios e relacionamento entre empresas do segmento, profissionais do setor e seus consumidores.
Com entrada gratuita, são esperados cerca de 45 mil profissionais da saúde, além do consumidor final, usuário deste mercado, que vem crescendo, desde 2002, acima de dois dígitos, em torno de 15 a 20% ao ano.
Para esta edição, a novidade da REATECH será a inclusão dos segmentos de obesos e idosos que tem mobilidade reduzida. O segmento das pessoas com deficiência tende a ser composto por pessoas mais velhas, refletindo o processo de envelhecimento da população brasileira. Também, para atender as necessidades dos visitantes, a feira terá manual em braille, piso podotátil, maior quantidade de banheiros adaptados e corredores mais largos, facilitando a visitação de todos que frequentarem o evento.
De acordo com o diretor da Fiera Milano, Marco Antônio Mastrandonakis, há 14 anos, a REATECH fortalece todo o segmento que cresce a cada dia. “Reafirmamos nosso propósito de trabalhar de forma focada e objetiva pela promoção desse setor, incentivando a integração, a disseminação de conhecimento e aporte de novos equipamentos e tecnologias assistivas”.

Eventos simultâneos
Além da área expositiva, a organização da feira preparou uma lista de atividades culturais e sociais como palco com shows e desfiles, equoterapia, test-drive de carros adaptados e quadras poliesportiva, dentre outras. Diversas empresas do setor de empregabilidade disponibilizam vagas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de receber currículos de candidatos.

Um dos principais atrativos da feira é a oportunidade de participar da ampla programação de seminários, workshops e oficinas, gratuitos e abertos ao público.

De sexta a domingo (10, 11 e 12 de abril) acontece o REASEM – Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão, gratuito e aberto ao público. Dentre as palestras, o Dr. Zan Mustacchi, geneticista e pediatra, representante da Capacitação em Síndrome de Down no Brasil, debate a importância de substratos nutricionais complementares para a saúde física e especialmente a neuronal na palestra “Desenvolvimento intelectual e abordagem nutricional na síndrome de down”; já o médico endocrinologista Dr. João Ferreira Mattos, membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) e da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), explicará de que forma as deficiências podem ser decorrentes da obesidade e como podem levar ou agravar o sobrepeso - “A obesidade em pessoas com deficiência e a deficiência em pessoas com obesidade – causas e efeitos” e também a palestra do Maestro Sidney Lissoni, que desenvolveu uma escrita musical adequada para todos os deficientes através do “Método Lissoni”.

No sábado, dia 11/04, das 10 às 17h, diversos especialistas abordam temas como: Terapia de integração sensorial na Neurologia Infantil (TIS); Estimulação Elétrica Transcraniana/ Atualidades (TCI); Theratogs – Fisioterapia Live-in - Estratégias de Uso do Theratogs; Aplicabilidade da Tecnologia, Assistiva – Interface: Scatir Utilização de Acionadores por Piscadela, Vocalizadores e Exemplos de Pranchas (softwares), Demonstração Prática; Tratamento dos distúrbios neuromotores baseado no Conceito Bobath; Observação da qualidade de movimento de feto a bebês, enfocando a importância da intervenção precoce, no TECFISIO – VI Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia.

No domingo, dia 12/04, das 13h às 17h30, o curso PET – Terapia Assistida por Animais tem como objetivo proporcionar o conhecimento necessário para o desenvolvimento de sessões e implantação de projetos em educação, atividade e terapias assistidas por cães, já que um número cada vez maior de profissionais da área da saúde utilizam cães e outros animais para auxiliar no tratamento de doenças.

Com ciclo de palestras gratuitas, representantes de empresas que trabalham a inclusão da pessoa com deficiência integram o Seminário dos Expositores – Reashow. Com a palestra “O que você faz de olhos fechados”?, a LARAMARA aborda o mercado de trabalho para a pessoa com deficiência e sua inclusão social. A instituição APABB ministra palestra, “Da deficiência a resiliência - um caminho de autoconhecimento e liberdade” sobre como lidar com as adversidades encontradas no dia a dia e como se preparar para desenvolver um filho com algum tipo de deficiência em grau máximo. Na apresentação da CIVIAM, será debatido como aproveitar as ferramentas virtuais no mundo real – “Transferindo as habilidades do mundo virtual para o real” . O Instituto Mara Gabrilli oferece a “Oficina Brinquedos e Brincadeiras inclusivos”, ministrado por Andréa Lúcia Ferreira Rossettini (terapeuta ocupacional, formada há mais de 20 anos, com experiência no atendimento em neurologia infantil) - de sexta a domingo (10,11 e 12/04 , das 15h às 16h).

Falando sobre a sexualidade na vida da pessoa com deficiência, Marcia Gori (formada em Direito,  presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência  de São José do Rio Preto, palestrante sobre Sexualidade e Inclusão da PcD), coordena a roda de debates que irá abordar o tema “Por que a sexualidade da pessoa com deficiência é tabu?” – (10/04, das 14h00 às 17h). Também neste dia, o Espaço da Cidadania discutirá a qualidade na inclusão para que as contratações de trabalhadores com deficiência se pautem por critérios de qualidade. Este tema fará parte do Fórum Lei de Cotas e Trabalho Decente para a Pessoa com Deficiência* (10/04, das 10h00 às 13h30).

Mais informações: www.reatech.tmp.br
*Os interessados em participar do Fórum devem encaminhar e-mail até o dia 20 de março ao Espaço
Cidadania (ecidadania@ecidadania.org.br) para garantir inscrição.

SERVIÇO

REATECH | Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

09 a 12 de abril de 2015
ENTRADA GRATUITA
Dias: 09 e 10/04, das 13h às 21h
         11 e 12/04, das 10h às 19h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
            Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
- Transporte Gratuito - Estação do Metrô Jabaquara - Saída de Vans na Rua Nelson Fernandes, 400

Fonte:Fiera Milano Press Office Brasil