Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Carnaval 2015

Carnaval 2015

Publicada em : 02/02/2015

A Oficina de Alegria comemora o carnaval paulistano com os desfiles dos blocos de rua cariocas Bangalafumenga e do Bloco do Sargento Pimenta

divulgação
A Oficina de Alegria comemora o carnaval paulistano com os desfiles dos blocos de rua cariocas Bangalafumenga e do Bloco do Sargento Pimenta, no dia 7 de fevereiro (sábado), a partir das 10h, no bairro de Sumaré (Av. Paulo VI continuação da Av. Sumaré – no trecho compreendido entre a Av. Henrique Schaumann e estação de metrô Sumaré) com direito a trio elétrico, banda e muitos batuqueiros para festejar com os foliões de todas as idades o pré-Carnaval, sem cobrança de ingresso, sem abadás e sem cordas.

Para garantir o mesmo festejo com tranquilidade e a cidade limpa durante e após a folia, como o realizado no ano passado que reuniu 80 mil pessoas, a Oficina de Alegria distribuirá lixeiras e banheiros químicos em pontos estratégicos, para que a festa seja proveitosa para todos. Afinal, lixo é no lixo e xixi é no banheiro. O importante é manter o espírito alegre do Carnaval sem perder a cidadania, aproveitando a folia com consciência e respeito.

Desfile do Bloco Bangalafumenga

A animação começa cedo, às 10h com a concentração do Banga embalados pela temática “Por um Mundo...”. A proposta é permitir que as pessoas possam expressar o que desejam de positivo para o mundo.

A partir das 11h, os 220 batuqueiros, com suas mensagens otimistas estampadas nas camisetas, puxam os foliões com a participação do compositor e cantor Rodrigo Maranhão, que também deixará seu recado de um modo diferente para abrir o desfile ao lado de Thiago di Sabatto (guitarra), do grupo de mestres formado pelo poeta e compositor Hamilton Fofão, João Sábato, Breno Monteiro, Marcelo Alvim, e mais três metais  mesclando músicas e ritmos tradicionais brasileiros em cima do trio elétrico, que trafegará pela Avenida Henrique Schaumann até o metrô Sumaré.

O repertório passa por “Funk dos Orixás” (Rodrigo Maranhão), “Homenagem aos batuqueiros” (Hamilton Fofão), “Loirinha Bombril” (Paralamas), “Fio Maravilha” e “País Tropical” (Jorge Ben Jor), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho), entre tantos outros sucessos.

O desfile do Banga conta com incentivo da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, patrocínio da Skol e AnaCapri.

Desfile do Bloco do Sargento Pimenta

A festa segue com o desfile do Bloco do Sargento Pimenta que estará no trio elétrico, saindo das mediações do metrô Sumaré até chegar à Avenida Henrique Schaumann, ao som das músicas dos Beatles em ritmos brasileiros, combinando tradição carnavalesca e inovação temática com a bateria composta por 80 batuqueiros do Rio de Janeiro, para animar o tradicional carnaval de rua com o repertório inédito em comemoração aos 50 anos de lançamento do álbum “Help!” , assim como o festejo realizado o ano passado que reuniu 125 mil pessoas ao Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

O repertório vem com novidades ligadas ao tema deste ano: o ijexá "You Are Gonna Lose That Girl"; a quadrilha "I Need You" e o samba reggae "Another Girl". O show inclui também as cirandas "All You Need Is Love" e "Hey Jude", as marchinhas "She Loves You" e "All My Loving", o baião "Can't Buy Me Love", o samba "I Want To Hold Your Hand", a quadrilha "Here Comes The Sun", os maracatus "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e "Come Together", os funks "A Hard Day's Night" e "Ticket To Ride", o xote "Love Me Do" e o afoxé "Twist And Shout", entre outros sucessos dos Beatles inseridos na riqueza de ritmos brasileiros.

 
Sobre a Oficina de Alegria:

https://pt-br.facebook.com/oficinadealegria



A Oficina de Alegria, fundada há três anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti, que deixaram suas carreiras tradicionais para se dedicarem exclusivamente ao desenvolvimento de projetos que têm como missão provocar sorrisos proporcionando cultura e alegria aos cidadãos paulistanos.

Para isso, a Oficina de Alegria, com o patrocínio de empresas e parceria de órgãos públicos, organiza eventos de alta qualidade, sempre com o espírito alegre, estimulando valores como cidadania e respeito ao meio ambiente.

Com o propósito de utilizar a música também como instrumento para inserção social e profissional, a Oficina de Alegria, com patrocínio da AnaCapri, criou no começo de 2014 um projeto que tem como parceiro a  Banda Alana, com iniciativa da ONG Instituto Alana, a qual tem a missão de Honrar a Criança, acreditando no poder transformador da música, além de oferecer aos jovens uma imersão em um trabalho cultural de qualidade.


Para isso, a Oficina de Alegria selecionou 13 jovens com idade média de 18 anos (moradores do Jardim Pantanal, localizado na zona leste de São Paulo) para se juntar aos batuqueiros paulistanos do Bloco Bangalafumenga. Já com conhecimento musical, produção e até fotografia, esses jovens se integram ao grupo, todas as terças-feiras para os ensaios do Bloco, valorizando o trabalho cultural de qualidade, com muita musicalidade e profissionalismo.

O intuito é gerar uma maior integração das diferentes 'tribos' da cidade e ampliar as possibilidades profissionais dos participantes do programa. Por passarem a conviver com profissionais do ramo musical, como os mestres da oficina, muitos já garantiram novas oportunidades de trabalho. A Oficina de Alegria, por sua vez, já contratou um dos jovens para fazer parte do seu quadro oficial de prestadores de serviço, e quase todos já foram contratados como freelancers em outros eventos realizados pela empresa.


Sobre o Bangalafumenga:

http://www.banga.com.br/

https://www.facebook.com/bangasp


O Banga, como é mais conhecido, nasceu como bloco de carnaval no verão de 1998. Aos poucos, foi ganhando espaço, onde invariavelmente as apresentações acabavam em grandes festas nas ruas.

Com o sucesso do carnaval, os principais integrantes ficaram motivados a seguir com o trabalho durante o ano, fazendo shows com uma formação reduzida, mas sem perder a sonoridade e a característica festiva do bloco. O resultado é um som direto, percussivo, super dançante com uma linguagem poética simples.

As apresentações do Banga contam com as canções de Rodrigo Maranhão, líder e principal compositor do grupo e de outros compositores da nova safra, além de clássicos da música brasileira como: Gil, Lenine, Alceu Valença, entre outros.

A Oficina de Alegria trouxe o Bangalafumenga para São Paulo em 2011, quando a bateria paulista contava com apenas 60 batuqueiros. Neste ano, a bateria é composta por 220 batuqueiros que vêm ensaiando desde abril, nas duas oficinas semanais.


Assista ao vídeo do Banga:

https://www.dropbox.com/s/d19xp8xmq3o7l1k/DESFILE%202013%20BANGA%20-%204%20MINS.mov


Sobre o Bloco do Sargento Pimenta:

http://www.blocodosargentopimenta.com.br

https://www.facebook.com/bspimenta


O Bloco do Sargento Pimenta, idealizado para unir mundos, foi criado em 2010 por um grupo de 13 amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o carnaval. Surgiu a ideia de inserir a música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba. De lá pra cá, o grupo arrastou multidões por onde passou, fez o cônsul inglês cair na folia, comandou o carnaval brasileiro em Hackney, durante as Olimpíadas de Londres, e voltou à terra natal dos Beatles em 2013 para uma apresentação no Cavern Club, lendário clube de Liverpool onde o quarteto começou a fazer sucesso. No último carnaval, o bloco bateu recorde de público, embalando 125 mil pessoas em seu desfile no Rio de Janeiro e 80 mil no de São Paulo.

O bloco, que mistura os ritmos percussivos e a música dos Beatles, combinando tradição carnavalesca e inovação temática, é composto por duas grandes partes: a banda – que ataca com duas guitarras, baixo, saxofone, trombone e dois trompetes – e a bateria, com os tradicionais instrumentos de uma escola de samba, como surdo, caixa, repique, tamborim e agogô, além da pandeirola. Os cerca de 140 batuqueiros são formados na oficina de percussão ministrada semanalmente ao longo do ano anterior.

Os Pimentas, como são carinhosamente chamados pelo público, são integrantes de todas as idades, divididos entre a banda - com guitarras, baixo, cavaquinho, sopros e vocais - e a bateria, composta por surdos, caixa, repiques, tamborins, agogôs e pandeirolas.

Além da sofisticação dos arranjos, o Sargento inova no figurino, nos efeitos visuais e na dinâmica das suas apresentações, resultando em um espetáculo lúdico e irreverente. O efeito catártico e a comoção do público comprovam o poder da música em unir os mais diferentes tipos de pessoas.

O cuidado com o figurino chama atenção: os Pimentas, como são carinhosamente chamados pelo público, se apresentam com roupas exclusivas, inspiradas na capa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock.

As misturas deram certo e, em sua estreia no carnaval de 2011, o grupo levou milhares de pessoas às ruas de Botafogo, no Rio de Janeiro, atingindo marcas expressivas. Foi eleito o melhor bloco de rua do ano pelo voto popular, em concurso promovido pelo jornal O Globo.

Assista ao vídeo do Bloco do Sargento Pimenta: https://www.youtube.com/watch?v=Jt517rInOMo

Serviço:

Desfile do Bangalafumenga e do Bloco do Sargento Pimenta

Realização: Oficina de Alegria


Local: Avenida Paulo VI (continuação da Avenida Sumaré - Sumaré) – no trecho compreendido entre a Avenida Henrique Schaumann e estação de metrô Sumaré

Dia: 7 de fevereiro (sábado)

Horário da concentração: às 10h

Entrada franca

Ambulância

UTI Móvel

Seguranças

Bombeiros

Banheiros Químicos

Lixeiras

Patrocínio: Skol e AnaCapri


Desfile do Bloco do Bangalafumenga

O Bloco desfila na Avenida Henrique Schaumann até o metrô Sumaré

Dia: 7 de fevereiro (sábado)

Horário de desfile: às 11h

Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura


Desfile do Bloco do Sargento Pimenta

O Bloco desfile do metrô Sumaré até a Avenida Henrique Schaumann

Dia: 7 de fevereiro (sábado)

Horário do desfile: às 15h



Fonte:ASSESSORIA DE IMPRENSA – OFICINA DE ALEGRIA