Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Museu da Imigração

Museu da Imigração

Publicada em : 14/01/2015

Para comemorar os 461 anos da cidade, local realiza um dia de atividades que celebram as memórias e a herança cultural de imigrantes e migrantes

divulgação
A história de São Paulo está intrinsicamente ligada aos processos migratórios e ao mosaico cultural de diversas origens formado ao longo das décadas. Para comemorar os 461 anos da cidade, no dia 25 de janeiro, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – irá realizar um dia de atividades que celebram as memórias e a herança cultural de imigrantes e migrantes. A programação conta com intervenção cênica, apresentação musical e atividades educativas.

Partindo de textos e depoimentos de história oral do acervo do Museu da Imigração, às 14h, atores da Cia. Trupe Olho da Rua irão interagir com o público narrando as descobertas, sensações e impressões de imigrantes e migrantes sobre a chegada a São Paulo.

Com início às 15h, Guilherme Moscardini Trio faz uma apresentação de músicas paulistanas. O show visa homenagear a cidade explorando estilos variados. O repertório passeia por clássicos, como Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, passando por Tom Zé, Itamar Assumpção, entre outros.

A programação do dia conta ainda com atividades educativas. Às 11h, a contação de história “Ser(tão) São Paulo” narra o encontro de dois (i)migrantes que compartilham suas experiências com a cidade. A atividade “Cartografia afetiva” convida, a partir das 15h, o público a construir um mapa afetivo dos caminhos que o trouxeram até a capital.

Todas as atividades são gratuitas e livres ao público. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. O ingresso para visitar a exposição custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada) e aos sábados a entrada é totalmente gratuita. Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h.  Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.


Serviço

Aniversário de São Paulo no Museu da Imigração

Local: Museu da Imigração

Dias: 25 de janeiro de 2015        

Horários: 11h - contação de história “Ser(tão) São Paulo”; 14h – Intervenção cênica; 15h – Guilherme Moscardini Trio interpreta músicas paulistanas; 15h – Atividade educativa “Cartografia afetiva.

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo

Gratuito.

Fonte:Museu da Imigração