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Taxistas da capital

Publicada em : 05/01/2015

Profissionais já podem agendar data da verificação anual de taxímetro

divulgação
Os taxistas da capital paulista já podem agendar a verificação periódica anual de taxímetro do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). O atendimento é realizado no posto de verificação da Vila Alpina, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

O atendimento deve ser agendado de acordo com a data limite de vencimento do alvará de funcionamento. Por exemplo, se o vencimento do alvará é em 05 de fevereiro, o agendamento deve ser feito junto ao IPEM-SP entre 02 de janeiro e 03 de fevereiro.

A aferição é obrigatória a todas as categorias de táxi e a validade é anual. O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

Vale lembrar que no caso de alteração na tarifa pelo município, troca ou conserto do taxímetro, o equipamento deverá ser avaliado novamente pelo IPEM-SP, mesmo que já tenha sido feita a verificação anual.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000, dobrando na reincidência.


Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;

- certificado de propriedade do veículo;

- certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2014;

- GRU quitada;


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2024-0483 / 2154-5065. O posto de verificação de taxímetro da Vila Alpina está localizada na Rua Secundino Domingues, 415/443. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 16h (exceto feriados).



Fique de olho



Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase "verificado até 2015". “Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio dos telefones 0800 013 0522.

No site do IPEM-SP está disponível para download o Guia Prático de Consumo com dicas sobre o que o consumidor deve observar na compra de diversos produtos. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk.

Fonte:IPEM-SP