Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Semana do Doador de Sangue

Semana do Doador de Sangue

Publicada em : 18/11/2014

Semana do Doador de Sangue

divulgação
As doações caíram em torno de 25% em novembro. E a Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, espera recompor seus estoques durante a semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é dia 25 de novembro. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964 através do decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.

Neste ano, a Pró-Sangue comemorará a data na semana que vai de 24 a 29 de novembro. Por ocasião, a instituição não só vai homenagear seus doadores, mas também comemorará o seu 30º aniversário, em que a instituição recebeu como presente uma nova logomarca que já está sendo incorporada aos materiais de divulgação.

Entre os dias 24 e 29 de novembro, as pessoas que vierem doar na Fundação contarão com uma recepção diferenciada, sendo que os doadores do Posto Clínicas poderão participar de uma série de eventos que acontecerão na unidade.

Durante a semana, os postos de coleta estarão decorados com arranjos da Hangar de Flores e balões São Roque. Para dar um tom especial à festa, várias empresas vão dar seu apoio nessa ação, dentre elas incluem-se a Hersheys, The Nutty Bavarian, Mupy – Agro Nippo Alimentos, Roche, Abbott Brasil.

Teremos também a presença dos desenhistas do Joaquim Caricaturas e da Officina do Risco que farão caricaturas dos doadores, além do Suco Uuulalá que fará uma degustação para quem estiver presente no dia 25. Renomados chefes de cozinha também darão apoio à semana através da campanha Donation Week, idealizada especialmente pela agência Publicis Brasil para a Pró-Sangue festejar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
Ao longo da semana, o Posto Clínicas terá uma programação recheada de atrações, como apresentação de corais, bandas, grupos musicais, mágicos, palhaços, covers, entre outras.  Já está confirmada a presença do cantor Mariano (da antiga dupla João Mineiro e Mariano) que faz parte da banda Encontro de Gerações, da apresentadora de televisão Priscilla Alcantara, do cantor Thiaguinho (da InovaShow), dos Mágicos Solidários, dos palhaços do Clown at Work, do grupo musical Família Contemporânea com Arnaldinho do Cavaco, do coral da Guarda Civil Metropolitana, do grupo  de teatro Carbonium, do Dr. Esparadrapo & Cia do Instituto Felicidade, do coral da Polícia Militar, da orquestra do Instituto GPA, do Dueto Scaglione de jazz, do grupo de fãs do Star Wars Rebel Legion, do Quarteto Tessares da Escola Equilibrium de Música, da Palhaça Lindy e do cover do Jack Sparrow (personagem encenado pelo ator Johnny Depp do filme Piratas do Caribe) do Teledrama, da Boa Ação a Billy Rock com uma apresentação de dança dos 50 e 60, além do músico e apresentador  e Thunder Bird, o Segurança Gato do Metrô (Guilherme Leão) e do Cover do Elvis Presley (Bob Lee).
Os doadores que vierem ao Posto Clínicas poderão tirar uma foto como celebridade em frente a um backdrop instalado no local. Além disso, terão oportunidade de conhecer as facilidades proporcionadas pelo Hemoliga, um aplicativo para celular desenvolvido especialmente para os doadores de sangue. Isso sem falar na possibilidade de divulgar um vídeo próprio no site Doe um Minuto.

Nas proximidades do evento, a agenda completa da programação poderá ser conferida nas redes sociais e no site da Pró-Sangue: www.prosangue.sp.gov.br.

Para divulgar a semana, a Pró-Sangue contará com o apoio da operadora Claro que disparará 3,8 milhões de mensagens SMS de incentivo à causa e da Feira de Arte e Artesanato da Praça da República que distribuirá folhetos com os pré-requisitos de doação no local.

Números - No Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue, sendo que a Pró-Sangue já registrou mais de 4,7 milhões de bolsas coletadas nos seus 30 anos de atuação.

É por isso que a Pró-Sangue valoriza tanto seus doadores que, apesar das atribulações do dia a dia, sempre reservam um tempo para a doação voluntária. Só para ter ideia, cerca de 87% dessas pessoas vêm doar de forma voluntária, contra 13% que correspondem à doação vinculada. Um número que atesta a fidelização dos doadores à Fundação.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

O Posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 19 horas de segunda a sexta, das 8 às 18 nos sábados e feriados, e no 1º e 3º domingos de cada mês das 8 às 13 horas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo - Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. Para horário de funcionamento dos postos acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx.

Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300, no site www.prosangue.sp.gov.br, no twitter @pro_sangue ou no facebook /prosangue.

Fonte:Fundação Pró-Sangue