Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Nossa Senhora Achiropita

Nossa Senhora Achiropita

Publicada em : 05/08/2014

Esta é a 88º edição da tradicional festa do Bixiga

divulgação

Sob as bênçãos de Nossa Senhora Achiropita, a festa comemora sua 88ª edição, no mês de agosto de 2014, sempre aos finais de semana, sábados e domingos.
A Festa em homenagem a padroeira do bairro, começou com a chegada dos imigrantes italianos, grande parte da Calábria, no bairro do Bixiga, no início do século passado.
A devoção dos imigrantes italianos foi contagiando todo o bairro, e hoje se tornou um símbolo de fé, alegria e solidariedade, estendendo-se a toda cidade de São Paulo, atraindo caravanas do interior do estado e até de outros estados do Brasil.
A festa de Nossa Senhora Achiropita faz parte do calendário de eventos turísticos oficiais da Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo.
São mais de 950 pessoas, todas voluntárias, que trabalham com muita dedicação e amor durante os cinco finais de semana de agosto, para homenagear Nossa Senhora Achiropita e colaborar com a manutenção das Obras Sociais.
Os milhares de visitantes que participam dessa Festa deliciam-se com as comidas típicas italianas, preparadas pelas “mamas” e deixam-se contagiar pelo ambiente alegre e festivo.

Realização
A Festa será realizada nos dias 02, 03, 09, 10, 16, 17, 23 e 24, 30 e 31 de agosto do corrente ano nos (sábados e domingos) em três ambientes interligados.

Atrações
A linha de produção das fogazzas com mais de 200 pessoas preparando essa deliciosa comida italiana, com um toque especial e inconfundível.
O carro e o queijo provolone com dois metros de comprimento e aproximadamente 100 quilos, os prêmios mais cobiçados da festa.

Parte externa
Nas ruas 13 de maio, São Vicente e Dr. Luiz Barreto.
Sábados: das 18 às 24h
Domingos: das 17h30 às 22h30

São instaladas 30 barracas onde o público poderá deliciar-se com vários pratos típicos italianos como: Fogazzas, Fricazzas, Polentas, Antepasti, Peperoni, Melanzanas ao forno, Macarrão, Pizzas, Calabresas.
Diversos tipos de doces, inclusive os típicos italianos.
Além dessas, tem ainda barraca de brinquedos para as crianças.
Temos Vinho, Chopp e Refrigerantes.

Parte interna
Cantina - sábados (das 20 às 24 horas) e domingos (das 19 às 23horas)
Mesão com deliciosos pratos frios e quentes, preparados carinhosamente pelas “mamas da nossa cozinha, desde as terças-feiras, em todas as semanas da festa”.
Spaghetti à moda Achiropita, Antepasti, Polenta, Sardela, Fogazza, Fricazza, Peperoni, Melanzana ao forno.
Música italiana ao vivo, com diversos cantores, danças, leilões e sorteio de brindes.

Parte religiosa-igreja 
Visitação e orações a Nossa Senhora Achiropita.
Bênçãos de hora em hora durante o transcorrer da Festa.
A Igreja fica completamente lotada de fiéis e a manifestação de fé em Nossa Senhora Achiropita é indescritível

Destacam-se ainda
• Novena a Nossa Senhora (06 a 14 de agosto)
• Missa solene, com a Coroação de Nossa Senhora Achiropita. (15 de agosto às 20h)
• Procissão em louvor a Nossa Senhora, pelo bairro, com a tradicional homenagem dos alunos do Centro Educacional Dom Orione - CEDO, através da confecção do tapete artístico de serragem e material reciclado. (17 de agosto às 15h)
• Festa da apoteose e encerramento com atrações especiais na Rua e na Cantina. (31 de agosto de 2014)

Fonte:Miguel e Mônica