Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ SPTrans testa novo ônibus híbr...

SPTrans testa novo ônibus híbrido

Publicada em : 08/07/2011

Objetivo é melhorar a qualidade do ar

A Secretaria Municipal de Transportes, através da SPTrans, está testando um ônibus híbrido - movido a diesel e a eletricidade - nas ruas de São Paulo. O propósito do programa de teste é possibilitar o desenvolvimento da tecnologia híbrida na América Latina, a fim de que as cidades possam incorporar tecnologias mais eficientes de combustível na frota de ônibus municipal e reduzir a emissão de gases de efeito estufa e de poluentes. O programa é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenado pela Fundação Clinton.

O veículo já passou por testes em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e agora retorna à Cidade, onde ficará em testes na Empresa Transppass, por 90 dias, prorrogáveis por mais 90. O coletivo circulará na linha 7904 - Jardim Maria Luiza - Clínicas, na Zona Oeste. O desempenho, a emissão de poluentes e a produtividade serão monitorados pela Gerência de Desenvolvimento Tecnológico da São Paulo Transporte.

O novo ônibus tem tecnologia revolucionária e, segundo o fabricante, é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida no mundo. O fabricante assegura que essa tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental. O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução de até 35% no consumo de combustível. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo