Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Certidão de prontuário da CNH ...

Certidão de prontuário da CNH será gratuito

Publicada em : 10/06/2013

Vigésimo serviço eletrônico do Detran.SP está disponível no portal e será prestado nos postos de atendimento até o fim de junho


Condutores habilitados no Estado de São Paulo agora podem solicitar a certidão de prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). Antes, o documento custava R$ 21,31 e só podia ser requerido presencialmente, em um posto de atendimento.

A certidão informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, bloqueios ou impedimentos administrativos, comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH.

O documento pode ser utilizado para fins judiciais, trabalhistas, de aposentadoria ou mesmo para a realização de cursos especializados, quando é necessário comprovar a situação da habilitação, como o de motofrete e mototáxi, entre outras finalidades.

A mudança beneficia todos os cidadãos, principalmente alguns profissionais que precisam apresentar o histórico da CNH, como taxistas, motoboys, motoristas de ônibus e caminhão, entre outros. Com a disponibilização online, o serviço continuará sendo prestado de forma presencial, em todo o Estado, somente até o fim de junho.

“Esse era um serviço pago, que exigia a ida do cidadão pessoalmente a uma unidade, mas agora é possível pedir [a certidão] de casa. Estamos trabalhando para aumentar cada vez mais o acesso aos serviços eletrônicos, como forma de desburocratizar o nosso atendimento”, ressalta Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.

A certidão de prontuário é o 20º serviço eletrônico lançado pelo Detran.SP e só pode ser solicitada pelo próprio condutor, mediante cadastro no portal, com criação de login e senha de uso pessoal. No momento da emissão, será gerado um código para posterior consulta do documento no portal.

Além da certidão de prontuário, outros 19 serviços eletrônicos estão disponíveis atualmente no portal do Detran.SP, como solicitação da 2ª via da habilitação, CNH Definitiva e Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Também é possível consultar pontos na CNH, alterar endereço da habilitação e do veículo (no mesmo município), pesquisa multas, débitos e restrições de veículos, fazer a Comunicação de Venda e testar os conhecimentos no Simulado de Prova Teórica, entre outros serviços.

Em 2012, mais de 236 mil documentos foram solicitados pelo portal e entregues no endereço dos condutores. Atualmente, o portal do Detran.SP tem 5,8 milhões de usuários cadastrados em todo o Estado.

Fonte:Detran