Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Semana Mundial do Brincar

Semana Mundial do Brincar

Publicada em : 23/05/2013

A rede Aliança pela Infância promove a quarta edição da Semana Mundial do Brincar


O evento, que conta com o apoio das secretarias municipais de Educação, do Verde e de Lazer e de Esportes, terá abertura oficial em São Paulo (no SESC Itaquera e no Parque das Bicicletas) e será realizado nos quase 20 estados nos quais a organização conta com núcleos de atuação.

Giovana Barbosa de Souza, gestora institucional da Aliança pela Infância, diz que a SMB ocorre às vésperas do Dia Mundial do Brincar, comemorado em 28 de maio. "Realizamos a Semana perto desta data para sensibilizar a sociedade sobre a sua importância. Trabalhamos para reunir crianças de idades e culturas diferentes, fomentando a prática do brincar de forma coletiva e em espaços públicos e privados", diz.

Além das atividades lúdicas, durante a Semana também serão realizadas palestras e mobilizações. "Como a brincadeira é essencial para o lazer e fonte de prazer, proporcionamos, ainda, uma ampla reflexão sobre o tema para pais e educadores para favorecer a construção de uma infância digna", explica a gestora institucional da rede.

Entre as organizações que participam desta edição, o Instituto Alana promoverá brincadeiras de rua no Jardim Pantanal e vai oferecer um auditório para um debate, no dia 24/5, com Rosane Almeida, do Instituto Brincante, Lucilene Silva, da OCA Associação Aldeia de Carapicuíba e Ana Leticia Albano UNICAMP, neste momento a reflexão será sobre os desafios do Brincar .

Toda programação oferecida durante a Semana Mundial do Brincar é gratuita e a ação conta com apoio institucional do Instituto C&A, Instituto Alana e Associação Mahle.

Em 2012, 60 municípios realizaram atividades simultâneas durante a SMB, dos quais 15 capitais – o dobro comparado a 2011. No total, 76.242 pessoas participaram ativamente, sendo 57.571 crianças e 18.671 adultos.

A expectativa é reunir, neste ano, 60 mil crianças e 30 mil adultos em 70 municípios do País.

Fonte:Aliança pela Infância