Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Teotônio Vilela completa 26 an...

Teotônio Vilela completa 26 anos

Publicada em : 27/09/2012

Teotônio Vilela completa 26 anos


Teotônio Vilela começou como um conjunto habitacional no Sapopemba, bem próximo do Mercado Municipal Teotônio Vilela, do clube esportivo de mesmo nome, e do Terminal de ônibus Sapopemba, traçado por Ruy Ohtake, e como um bairro novo (são 26 anos pela data oficial), trouxe duas surpresas para seus moradores: uma sessão solene especial da Câmara Municipal, comemorativa de aniversário, e a representante do patrono do bairro, a filha de Teotônio Vilela, Maria Helena Brandão Quintela Vilela, que há mais de 30 anos vive em São Paulo e ficou muito emocionada com a homenagem ao pai: “ele sempre pautou sua vida, no exercício político, pelo respeito ao povo, exercendo seu trabalho para o povo e pelo povo, e é sempre uma emoção muito forte ver que depois de 30 anos, meu pai continua sendo lembrado”, declara.

Também participaram da sessão solene no Clube Escola (CEL) Teotônio Vilela, além de convidados e moradores, autoridades e lideranças locais, a proponente e presidente da mesa, Edir Sales, e Gentil Malone Ortega, coordenador administrativo, na ocasião representando o subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba Roberto Alves dos Santos.

A oficialização da data de aniversário do Teotônio Vilela veio através da Lei 15.521, de 4 de janeiro de 2012. O dia 26 de setembro de 1986 corresponde ao dia em que foi aprovado o loteamento da área que deu origem ao conjunto habitacional, que por sua vez transformou o local num subdistrito do Sapopemba.

A festa continua no próximo sábado, dia 29, a partir das 9h da manhã, na rua de lazer da Arquiteto Vilanova Artigas, com uma série de atrações para os moradores, com brincadeiras, shows com bandas da região e artistas de rádio e televisão.

Apóiam os eventos de festejos de aniversário do Teotônio Vilela, a Associação dos Comerciantes e Empresários do Jardim Imperador e Adjacências (Acejia), Sabesp e Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba.

Serviço:
Dia 29/09/2012, a partir das 09 horas - Atrações para os moradores, com brincadeiras, shows com bandas da região e artistas de rádio e televisão, na rua de lazer da Arquiteto Vilanova Artigas.

Quem foi Teotônio Vilela?
Nascido em 28 de maio de 1917, na cidade de Viçosa, Alagoas, era filho de Elias Brandão Vilela e Isabel Brandão Vilela. Em 1937, abandonou os estudos no Rio de Janeiro e voltou para Alagoas, onde trabalhou na propriedade rural de seu pai. Casou-se com Helena Quintela Brandão Vilela, com quem teve sete filhos. Antes de falecer, em 27 de novembro de 1983, foi intitulado como o menestral das Alagoas.

Na carreira política, foi eleito deputado estadual e vice-governador de Alagoas. Foi eleito e reeleito senador. Em 1978 apresentou no Senado o projeto que ficou conhecido como Projeto Brasil. Em 1979 recebeu o título de cidadão paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Encerrou sua carreira política em novembro de 1982.

Homenagens:
Milton Nascimento e Fernando Brant lançaram em homenagem a Teotônio, o Menestrel das Alagoas, cantado por Fafá de Belém.

Em 1986, Teotônio Vilela recebeu o título de Grande Oficial da Ordem do Congresso Nacional (In Memorian). Em sua homenagem foi dado o nome ao bairro Teotônio Vilela, na zona leste de São Paulo.

Características do bairro Teotônio Vilela
Área: 978.473.00 m²
Subprefeitura: Vila Prudente/Sapopemba
Unidades habitacionais: 5.840 apartamentos
1.748 casas/embriões
População estimada: 50 mil habitantes
Aprovação de loteamento: 26.09.1986.
(Referências históricas: Acejia – Associação dos Comerciantes e Empresários do Jd. Imperador e adjacências)

Fonte:Elizabeth Florido