Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Reciclagem de óleo de cozinha

Reciclagem de óleo de cozinha

Publicada em : 06/06/2011

Parceria entre Prefeitura e cooperativas visa preservar o meio ambiente

Em busca de alternativas sustentáveis para a reutilização de resíduos que poluem o meio ambiente, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços, idealizou um projeto para o recolhimento e a destinação final adequada ao óleo de cozinha.

No total, são 20 cooperativas que participam do Programa de Coleta Seletiva, por meio de convênio com o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), e recebem o óleo de cozinha usado. Todo o volume de óleo que chega a essas centrais de triagem é armazenado em tambores adequados e revendido, gerando renda aos cooperados. Posteriormente, o material é usado para a fabricação de biodiesel, colaborando na preservação ambiental.

O foco do projeto é dar ao óleo de cozinha a melhor destinação possível, já que o descarte incorreto após sua utilização causa danos irreparáveis à natureza. Para ter uma idéia, um litro de óleo descartado incorretamente chega a degradar mais de um milhão de litros de água, contaminando o lençol freático, além de impermeabilizar o solo, agravando problemas de enchente e contribuindo negativamente com o efeito estufa, já que durante seu processo de decomposição o óleo libera gases nocivos ao meio ambiente.

Os endereços das cooperativas podem ser encontrados no site do Limpurb www.limpurb.sp.gov.br.

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo