Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Erros em balanças de aeroporto...

Erros em balanças de aeroportos

Publicada em : 26/06/2012

Dos 200 instrumentos inspecionados nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, 30 estavam medindo para mais ou para menos

Uma operação surpresa realizada em junho pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) nos aeroportos de Congonhas e Cumbica constatou erros nas balanças usadas no check-in dos passageiros.

Em Cumbica, dos 200 instrumentos verificados, 30 estavam desregulados. Em Congonhas, das 37 balanças fiscalizadas, 14 estavam irregulares. Ou seja, 15% e 40%, respectivamente, desses instrumentos apresentaram problemas para menos ou para mais. “Mesmo aquelas balanças que registraram peso inferior ao que realmente tinha na mala representam um risco para o consumidor. Isso porque, os aviões decolam com peso acima do estimado”, chama a atenção José Tadeu Rodrigues Penteado, superintendente do Ipem-SP.

Os maiores erros encontrados foram 3,5 kg a mais e 7,5 kg a menos. As duas balanças são do aeroporto de Cumbica.

No dia da operação foram checadas 237 balanças nos dois aeroportos e 44 estavam irregulares. Dessas 44, 33 foram interditadas e foram lavrados autos de infração para 36. As oito restantes os fiscais do Ipem-SP não conseguiram nem mesmo acionar o funcionamento.

As multas aplicadas pelo Ipem-SP variam entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão, dobrando na reincidência. Os autuados têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa administrativa.
 

Fonte:Assessoria de Imprensa do Ipem-SP