Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Mês do meio ambiente

Mês do meio ambiente

Publicada em : 13/06/2012

Como aquecimento para a Rio+20, a Prefeitura de São Paulo promove em junho atividades descentralizadas em diversos pontos da cidade

Vários parques municipais abrigam atividades da Virada Sustentável, que entra na sua segunda edição este ano.

O Parque Linear do Canivete abriga a 3ª Feira de Saúde Sustentável com caminhada, passeio ciclístico, feira de artesanato, plantio de árvores frutíferas, saúde bucal, entre outras atividades.

Uma trilha sobre biodiversidade no Parque Alfredo Volpi vai desvendar os segredos deste remanescente da Mata Atlântica em um caminho noturno monitorado. Nos Parques Lajeado e Chácara das Flores os participantes entrarão em uma viagem ao fantástico mundo de Shakespeare por meio da contação de histórias.

Os Núcleos de Gestão Descentralizada promovem minicursos de jardinagem e plantio em diversos parques. Além disso, o público poderá participar de atividades físicas, oficinas de contação de história, dança, sarau, oficinas literárias, apresentações musicais e teatrais, exposições, trilhas monitoradas, palestras, sessões de cinema. Haverá doação de mudas de árvores para qualquer pessoa que deseje participar da Campanha de Arborização Permanente da cidade, campanha desenvolvida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente que incentiva o paulistano a plantar e cuidar de suas árvores. No momento da entrega da muda, a pessoa receberá orientação técnica e levará para casa uma cartilha simplificada com informações sobre plantio e manutenção.

Será lançada a versão digital do Guia de Permacultura para Administradores de Parque, trabalho colaborativo motivado pelo desejo de expansão e integração das áreas verdes nos ambientes urbanos. O guia é uma boa ferramenta para gestores de parques, trazendo técnicas de construção, gestão e manutenção de parques, com tecnologia disponível a todos os interessados, possibilitando desenhar modelos sustentáveis e facilmente replicáveis.

No dia 17 de junho a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promove a 5ª Festa das APAs (Capivari-Monos e Bororé-Colônia) em conjunto com a I Rota do Cambuci das APAs. O evento contará com uma feira de produtos derivados do cambuci.

A Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) promove um ciclo de palestras que vai abordar segurança alimentar e mudança climática. Os temas incluem alimentação sustentável; a construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - SAN e a experiência do CRSANS; agricultura animal, meio ambiente e mudanças climáticas, dentre outros relacionados.

A cidade estará repleta de atrações por todos os cantos e a programação completa pode ser conferida nos links: www.prefeitura.sp.gov.br/mesdomeioambiente e http://www.viradasustentavel.com
 

Fonte:Imprensa - SVMA