Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Maio é mês de vacinar cães e g...

Maio é mês de vacinar cães e gatos contra a raiva

Publicada em : 25/04/2012

Em toda a capital, serão 2.064 postos volantes e 17 fixos; meta é imunizar 1 milhão de animais

A Campanha de Vacinação contra Raiva deste ano na capital paulista colocará à disposição da população 1,2 milhão de doses para vacinar cães e gatos, entre os dias 21 de maio e 3 de junho. A cidade contará com 2.064 postos volantes e 17 fixos de vacinação. O serviço é gratuito e o proprietário deve lembrar de transportar seu animal doméstico da forma adequada: cães na coleira, e gatos, preferencialmente, em suas caixas.

A relação completa dos postos, com local e data da vacinação, poderá ser acessada, a partir do próximo dia 16, no site www.prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 156. Faixas e cartazes indicando os locais de vacinação vão alertar a população. Os postos funcionarão das 9h às 17h.

A campanha será realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as 25 Supervisões de Vigilância em Saúde, seguindo diretrizes da campanha nacional do Ministério da Saúde.

A adesão da população à "Campanha de Vacinação contra Raiva em Cães e Gatos" é importante para que a doença permaneça sob controle. A meta, neste ano, é imunizar 1 milhão de animais, entre cães e gatos.

O que é a raiva?
A raiva é uma doença transmissível tanto para outros animais como para o homem. A transmissão ocorre pelo contágio direto, como mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.

Nos centros urbanos é muito importante vacinar tanto gatos quanto cães, que por terem o hábito de caçar estão mais expostos, pois podem entrar em contato com animais sinantrópicos (espécies que se adaptaram ao convívio com o homem mesmo contra a vontade deste, como pombos, ratos, morcegos) infectados pela doença. Todo material usado na vacinação é descartável.

Quem deve ser vacinado?
· Cães e gatos, acima de três meses de idade (inclusive fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio).
· A aplicação da vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme Lei Municipal nº 13.131/01.
· Apenas animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.

Recomendações para o dia da vacinação

· Cães dóceis devem estar com coleira e guia, e ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;
· Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los; não é permitido crianças levarem os animais para vacinar;
· Animais bravos devem estar com focinheira, para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;
· Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes.

Serviço
"Campanha de Vacinação Contra Raiva em Cães e Gatos"
Data: 21 de maio a 3 de junho de 2012
Informações e postos de vacinação: www.prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 156  

Fonte:Secretaria Municipal da Saúde