Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Sehab faz concurso nacional

Sehab faz concurso nacional

Publicada em : 31/05/2011

O objetivo é eliminar as áreas de risco em SP

A Sehab lança neste mês o concurso público nacional Renova SP, que selecionará e contratará projetos de arquitetura e urbanismo para eliminar as áreas de risco alto e muito alto da capital paulista. Todos os arquitetos, urbanistas e escritórios brasileiros do setor podem inscrever-se, apresentando propostas de intervenção para 23 Perímetros de Ação Integrada (PAIs).

Esses perímetros concentram as moradias identificadas no estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), divulgado no começo deste ano, como sendo de risco alto e muito alto - as chamadas R3 e R4 - e formam as regiões consideradas prioritárias pelo Plano Municipal de Habitação (PMH).

Com a adoção dessa nova classificação, as 99 sub-bacias do Município foram divididas em PAIs que, a partir de agora, servirão como referência territorial para a elaboração de diagnósticos e planos urbanísticos e nortearão o Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura. As diretrizes do Plano Municipal de Saneamento, cujo objetivo é universalizar o acesso à água potável e coleta e tratamento de esgoto, também serão contempladas.

Atualmente, 3 milhões de habitantes da Capital vivem em assentamentos precários - favelas, cortiços, loteamentos irregulares. Desses, de acordo com o IPT, cerca de 115 mil moram em áreas R3 e R4.
Todo o processo do concurso, que será lançado em 31 de maio, será realizado on-line pelo site www.habisp.inf.br.

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo