Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ 16ª Festa do Imigrante

16ª Festa do Imigrante

Publicada em : 24/05/2011

Entre os dias 29 de maio e 05 de junho a comemoração acontece no bairro da Mooca

Nos dias 29 de maio e 05 de junho acontecerá a 16ª edição da Festa do Imigrante, no bairro da Mooca, em São Paulo. A tradicional festa reúne representantes de mais de 20 comunidades de imigrantes que apresentam sua culinária típica, dança folclórica e artesanato.

No evento, o público conhecerá as manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nacionalidades, além de resgatar a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes desde final do século XIX.

A festa acontece no Arsenal da Esperança, prédio histórico do Complexo da Hospedaria dos Imigrantes, onde também funciona o Memorial do Imigrante, atualmente em reforma. No espaço serão montadas barracas de culinária típica como o Eisbein (joelho de porco), tradicional prato alemão; o Apfelstrudel (folhado de maçã), sobremesa da Áustria; a Paella Valeciana, prato do leste da Espanha, feito com carne e frutos do mar; a Mussaka, culinária grega; e o Halawi, doce árabe com pasta de gergelim.

Durante os dias de festa, os grupos formados por imigrantes e descendentes da Alemanha, América Latina, Líbano, Áustria, Croácia, Grécia, Itália, Lituânia, Paraguai, Polônia, Portugal, Portuguesa, Rússia, Síria, entre outras, realizam apresentações que homenageiam suas culturas. A festa conta também com barracas de artesanato trazidos pelas comunidades.

Serviço
16ª Festa do Imigrante
Dias 29/05 (domingo) e 05/06 (domingo) das 10h às 16h
Local: Arsenal da Esperança – prédio histórico, do mesmo complexo da Hospedaria dos Imigrantes.
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, nº 900 – Mooca
Entrada: R$ 5,00

Fonte:Central Globo de Comunicação