Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Livro faz resgate histórico do...

Livro faz resgate histórico dos 645 municípios do Estado de São Paulo

Publicada em : 28/11/2011

Obra foi concluída depois de 14 anos de pesquisa; autor vai ceder direito de reprodução aos governos municipais e estadual

Trata-se de um completo e verdadeiro raio-X do Estado de São Paulo. Depois de 14 anos de pesquisa, o advogado Armando Marcondes Machado Jr., de 86 anos, finaliza seu trabalho de resgate histórico dos 645 municípios paulistas, com o lançamento da quarta edição do livro “Divisão Territorial do Estado de São Paulo”, publicado pela Conam – Consultoria em Administração Municipal.

A obra traz a história do surgimento de cada uma dessas cidades, a origem e o significado de seus nomes, quais municípios foram extintos ou recriados, o número de habitantes (dados de 2010, de acordo com o Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas), mapa com a localização das cidades por região, entre outras curiosidades. O leitor pode conferir o resultado de toda essa pesquisa nas 1006 páginas do livro.

Quando deu o primeiro passo para chegar a esse produto final, em 1997, ao lançar sua primeira edição (com apenas 272 páginas), o livro recebeu do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo o título de melhor obra na área de geografia. “Foi um incentivo a mais”, diz o advogado. Vieram, ainda, mais duas edições (em 2001 e 2007, com 280 e 464 páginas, respectivamente), até chegar à obra atual, completa e atualizada.

Agora, o livro traz também, em ordem cronológica e com fotos, praticamente todos os governantes municipais e do Estado (titular e vice), com informações sobre período de mandato, votos conquistados (inclusive dos opositores), data de nascimento e de morte, formação acadêmica e honrarias recebidas.  

Fonte:Ex-Libris Comunicação Integrada