Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Dia Mundial Sem Carro

Dia Mundial Sem Carro

Publicada em : 22/09/2011

O trecho de 840 metros de ciclovia será aberto aos ciclistas hoje (22)

O prefeito Gilberto Kassab vistoriou nesta quarta-feira (21) a ciclovia e a ciclorrota que interligará a Estação Butantã, da Linha 4 do Metrô, com a Cidade Universitária na Zona Oeste. A vistoria integra uma série de ações preparadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para marcar o Dia Mundial Sem Carro, que é comemorado hoje. Dentre as novidades estão o prolongamento e implantação de faixas exclusivas de ônibus, a operação em caráter educativo das Faixas Solidárias - faixas reversíveis que poderão ser utilizadas por motoristas que transportarem um ou mais passageiros - e a abertura da ciclovia.

"O Dia Mundial Sem Carro é uma referência para que todos nós possamos compreender a importância de implantar as políticas públicas que dispensem o uso de carros e invistam em transporte público de massa. Hoje vistoriamos essa ciclovia e a ciclorrota que vão integrar o Metrô à USP. Muitas pessoas poderão utilizá-la, inclusive, alugando bicicletas na estação de Metrô", disse Kassab.

No total, são 840 metros de trajeto entre a Estação Butantã e o portão principal da Cidade Universitária. O trecho da ciclovia e ciclorrota compreende a Avenida Vital Brasil, Rua Engenheiro Bianor, Praça Monte Castelo, Rua Gaspar Moreira e Avenida Afrânio Peixoto. O percurso conta com sinalização vertical e horizontal, sendo 560 metros de ciclorrota (compartilhamento de espaço com automóveis) e 280 metros de ciclovia (espaço restrito a bicicletas).

Faixas Solidárias

No Dia Mundial Sem Carro, as nove faixas reversíveis que funcionam na cidade vão operar sob um projeto piloto de incentivo à carona solidária. Dessa forma, os motoristas que estiverem trafegando com um ou mais passageiros terão preferência para circular nas faixas reversíveis. A medida tem caráter educativo e tem como objetivo principal incentivar a carona e fazer com que menos carros trafeguem diariamente pelas ruas da Capital.

Além de agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o órgão já sinalizou previamente os locais com mensagens alertando para a importância da carona solidária. "A faixa solidária é uma tentativa de colaborar com o tráfego, de fazer com que os usuários façam uma carona programada e que mais carros possam ser deixados em casa. Os motoristas amanhã serão orientados por agentes e por faixas que já colocamos nos principais pontos de acesso", explicou Eduardo Macabelli, Diretor de Operação da CET.

Prolongamento da Faixa Exclusiva de Ônibus na Radial Leste

Mais uma ação prevista para o Dia Mundial Sem Carro é a ampliação da Faixa Exclusiva de Ônibus na Radial Leste para aumentar a fluidez e a velocidade média do transporte coletivo. Com o prolongamento a Radial Leste passará de 4,4 km de faixa exclusiva e 4 km de faixa preferencial nos dois sentidos nos dois sentidos, para 11,4 km de faixas exclusivas nos dois sentidos. A medida implica também na restrição ao trânsito de caminhões e veículos de fretamento na Avenida Radial Leste entre a Avenida Aricanduva e a Rua da Figueira.

O horário de funcionamento do sentido bairro será de segunda a sexta-feira, entre 10h e 23h. No sentido centro, a faixa exclusiva operará 24 horas.

Implantação de Faixa Exclusiva de Ônibus na Mooca

A partir das 6h desta quinta-feira (22), também passa a funcionar a Faixa Exclusiva de Ônibus na Rua Almirante Brasil, na Mooca. A implantação faz parte de um pacote de medidas para melhorar a fluidez do transporte público no Corredor Paes de Barros. Com a faixa exclusiva os coletivos se aproximarão mais rapidamente do semáforo no cruzamento com a Avenida Alcântara Machado, sem disputar espaço com os demais veículos, ganhando tempo no acesso. O horário de funcionamento da faixa exclusiva é de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo