Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Clube 7 de Setembro completa 8...

Clube 7 de Setembro completa 80 anos

Publicada em : 08/09/2011

A história do Grêmio começou em 1931, no bairro da Água Rasa


O tradicional Grêmio Desportivo Recreativo 7 de Setembro completa 80 anos de história. Localizado na zona Leste de São Paulo, o “Sete”, como é conhecido, é uma das mais importantes praças esportivas de clubes amadores da capital.

No próximo dia 12 de setembro, o Salão Nobre do clube será palco da Sessão Solene aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do Vereador Celso Jatene, para comemorar seu 80º aniversário.

“Com oito décadas de dedicação e incentivo ao esporte, e intensa atividade social em prol da comunidade, o Sete é merecedor da nossa homenagem”, afirma Celso Jatene, proponente do evento solene.

Como quase todos os clubes varzeanos, o Sete teve um modesto início. Mas, a partir de 1952, audaciosos e visionários administradores começaram a investir na compra de terrenos e na ininterrupta construção de suas instalações.

Atualmente, é uma importante área poliesportiva, compreendendo: estádio de futebol oficial com iluminação, arquibancadas, vestiários e lanchonete, dois ginásios de esportes, salão de festas, piscinas, academia de ginástica, sala de jogos e quadra de bochas.

80 anos de história:
A história do Grêmio começou em 1931, no bairro da Água Rasa. Um grupo que discordava das ações da diretoria do Clube Regente Feijó, reuniu-se pela primeira vez no dia 7 de Setembro daquele ano, e sugeriu a designação do nome de um novo clube: Grêmio Esportivo Dramático e Recreativo 7 de Setembro.

Junto com o grupo dissidente vieram também os elementos que participavam do grupo cênico de outra entidade. Esse fato deu à agremiação recém-fundada a possibilidade de realizar magníficos finais de semana com a promoção de lindas peças teatrais e concorridos bailes. Anos depois, foi rebatizado como Grêmio Desportivo Recreativo 7 de Setembro.

Futebol varzeano:
A primeira partida de futebol da nova equipe só viria a ser realizada em 10 de abril de 1932. O “Bonde Futebol Clube” foi seu primeiro adversário, com a disputa terminando empatada (1x1). Pouco tempo depois, o 7 de Setembro sagrava-se campeão do Torneio do Jornal "O Dia" e bi-campeão de futebol varzeano de 1941/42, da Liga Duque de Caxias.

Nos anos 1945/46, o 7 de Setembro ganharia um novo bi-campeonato. Esses e outros eventos prenunciavam a gloriosa trajetória do tricolor da Água Rasa (preto, branco e vermelho são as cores de seu uniforme), evidenciada pelas centenas de troféus constantes de seu rico acervo.

As fotos contidas em suas dezenas de álbuns e ciosamente guardadas por seus administradores, dão uma pequena ideia da grandiosidade do passado desta agremiação, o orgulho da Zona Leste.

Serviço:
A Sessão Solene em Comemoração ao 80º Aniversário do Grêmio Desportivo Recreativo 7 de Setembro, por iniciativa do Vereador Celso Jatene, será realizada no dia 12 de setembro de 2011, às 19 horas, no Salão Nobre do Clube, localizado à Rua Miragem, 431, no bairro da Água Rasa.  

Fonte:Enio RS