Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Workshop de Fotografia e Cultu...

Workshop de Fotografia e Cultura Italiana

Publicada em : 05/09/2011

Inscrições vão até 14/09/11

Como parte do evento da "3ª Settimana Giovane d´Arte e Cultura Italiana a San Paolo", a Commissione Giovani do Comites promove o "Workshop de Fotografia e Cultura Italiana", com a escola de fotografia Fullframe, aberto a jovens fotógrafos amadores, com idade entre 18 e 39 anos.

O objetivo é promover a fotografia e documentar a herança da imigração, registrando a identidade, cultura e miscigenação nas famílias italianas de São Paulo, por meio de uma jornada de workshop, concurso e exposição, dentro do tema Retratos da Família Italiana em São Paulo.

Como funciona
A jornada inicia com um workshop de dois dias envolvendo a teoria e a prática fotográfica na sede do Arsenal da Esperança, local da antiga Hospedaria dos Imigrantes (anexo ao Memorial do Imigrante) no Brás.

No primeiro dia, serão abordadas questões relativas aos fundamentos da fotografia, composição, linguagem fotográfica e a fotografia e retratos. Neste mesmo dia, haverá espaço também para a prática do que foi visto em aula e você poderá usar como modelos os moradores que são assistidos pelo projeto do Arsenal da Esperança.

O domingo, 18/09, será o dia dedicado à sessão fotográfica e o objetivo será produzir retratos das diversas famílias italianas especialmente convidadas para este fim.

E para iniciar esta jornada em clima de integração e amizade, os fotógrafos já iniciarão o dia aproveitando um delicioso café da manhã com seus modelos no histórico refeitório da antiga Hospedaria dos Imigrantes.
(Atenção! Os fotógrafos participantes do workshop também podem convidar suas famílias, ou famílias amigas, para ser clicadas no dia do evento, o único requisito é que elas sejam de origem italiana.)

No final do dia, cada participante deverá entregar suas fotos à organização do evento, que fará uma seleção dos 30 trabalhos que melhor representem a união entre a estética, técnica fotográfica e a adequação ao tema.
As imagens escolhidas pelo júri serão ampliadas e participarão de uma exposição itinerante que passará pela Livraria Cultura dos shoppings Market Place, Villa-Lobos e Bourbon, Circolo Italiano, entre outros espaços da cidade.

Os autores das 03 melhores fotos também concorrerão a prêmios, sendo:

1º Lugar: Uma passagem de ida e volta à Itália.

2º Lugar: Um ano de curso de Italiano na associação ACLI - Associazione Cristiane Lavoratori Italiani. Matrícula e mensalidade inclusos. O aluno paga apenas o livro.)

3º Lugar: Um livro contendo o catálogo da exposição Retratos da Família Italiana em São Paulo.

Entrada:
2 Kg de alimento não perecível.

Programação:
- Início das Inscrições: 24/08
- Término das Inscrições: 14/09
- Workshop: 17 e 18/09
- Entrega das fotos à organização do workshop: 18/09
- Reunião dos Jurados: de 29/09
- Divulgação das 30 obras escolhidas e das 03 premiadas: 17/10, na ocasião da abertura oficial da 3ª Settimana Giovane d´Arte e Cultura Italiana a San Paolo na Livraria Cultura do Shopping Market Place.

Local:
Arsenal da Esperança (anexo ao Memorial do Imigrante).
Endereço: Rua Doutor Almeida Lima, nº 900, Mooca, São Paulo.

Contato para informações: 2093-6751
Escola de Fotografia Fullframe: www.fullframe.com.br

Fonte:FullFrame Tatuapé