Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Complexo Viário Padre Adelino ...

Complexo Viário Padre Adelino é inaugurado

Publicada em : 30/08/2011

Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida na Zona Leste liga as Avenidas Salim Farah Maluf e Radial Leste

As obras tiveram início em 2007, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e agora vão melhorar o deslocamento de automóveis entre os bairros do Belém, Mooca e Tatuapé.

O Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida foi construído com estaios, tecnologia que permite maior leveza à estrutura com menor interferência no trânsito da região durante a obra. Com a inauguração, três semáforos trifásicos deixam de operar, o que garante mais segurança para os pedestres e fluidez aos motoristas.

"O investimento nessa obra foi de R$ 114 milhões diretamente do cofre municipal. O viaduto tem uma característica técnica arrojada que são os estaios, que podem ser trocados sem ter que interromper o tráfego e que são monitorados eletronicamente. Por meio da informática sabemos, por exemplo, a tensão dos cabos", afirma Elton Santa Fé Zacarias, secretário de Infraestrutura e Obras.

Segundo o Diretor de Operação da CET, Eduardo Macabelli, o novo viaduto vai aumentar o conforto dos motoristas. "Essa obra vai diminuir em pelo menos 20 minutos o percurso do motorista no Minianel Viário. Neste viaduto e no Catiguá-Balem passarão mais de seis mil veículos por hora nos períodos de pico. Isso alivia a Radial Leste que é um importante eixo de transporte coletivo", explica.

Com três faixas de rolamento (duas sentido centro e uma no sentido bairro) e com cerca de 120 metros de comprimento, o Dom Luciano Mendes de Almeida possui 60 metros de vão livre e calçadas para permitir o tráfego seguro de pedestres.

Complexo Viário Padre Adelino
O Complexo Padre Adelino é formado pelos viadutos Dom Luciano Mendes de Almeida, o Catiguá-Balem e o Pires do Rio. Ele garantirá aumento da fluidez na Avenida Radial Leste e facilitará o acesso às Rodovias Fernão Dias e Dutra, à Marginal do Rio Tietê, ao complexo Anchieta/Imigrantes e ao Porto de Santos.

O viaduto Catiguá-Balem, que liga as Ruas Catiguá e Engenheiro Balem, foi construído com vigas pré-moldadas e deverá ser usado, diariamente, por cerca de 2.500 veículos no horário de pico da manhã. Além das novas construções para o Complexo, o Viaduto Pires do Rio passou por reparos e ganhou mais duas faixas de rolamento. As suas estruturas foram restauradas e readequadas para suportar o tráfego mais intenso.

Dom Luciano Mendes de Almeida
Bispo auxiliar de São Paulo nomeado pelo Papa Paulo VI em 1976, Dom Luciano Mendes foi responsável pela Pastoral do Menor entre 1976 e 1988. Ocupou as posições de secretário-geral (1979 a 1986) e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (de 1987 a 1995). Atuou na defesa dos pobres e dos direitos humanos.

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo Coordenação de Imprensa