Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Festa das Cerejeiras

Festa das Cerejeiras

Publicada em : 04/08/2011

Haverá transporte gratuito da estação de metrô Corinthians Itaquera direto para o parque a partir das 8h

No próximo fim de semana, dias 6 e 7 de agosto, ocorre a tradicional Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, Zona Leste de São Paulo. A festa está em sua 33ª edição e é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da SPTuris.

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera. Todos os anos essa comunidade pratica um ritual, conhecido como "hanami", de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão.

A florada dura apenas alguns dias e esta data é a única oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa.

A programação da festa inclui apresentações de danças folclóricas, shows musicais, taikos (tambores japoneses), karaokê, ginástica rítmica e culinária japonesa como mandyu (doce recheado com massa de feijão azuki), yakissoba, udon (macarrão ensopado), sakura moti, tempurá, dorayaki, obentô que serão vendidas nas barracas espalhadas pelo Parque entre outras. As atividades terão início a partir das 9h, mas o Bosque das Cerejeiras estará aberto desde as 6h para que todos apreciem a florada da espécie yukiwari, a estrela da festa deste ano, que acontece exatamente no dia do evento.

O Parque do Carmo possui hoje 2.300 exemplares das espécies yukiwari, oshima, himalaia e okinawa. Em 2008, no centenário da imigração japonesa no Brasil, o parque ganhou uma obra do artista Kota Kinutani, composta por sete pedras de granito, simbolizando o sol e os seis continentes.

33ª Festa das Cerejeiras
Data: 6 e 7 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: Parque do Carmo - Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Itaquera

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo