Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Prêmio Eco-Cidade

Prêmio Eco-Cidade

Publicada em : 04/08/2011

Concurso premiará projetos de gestão adequada de resíduos sólidos desenvolvidos por municípios brasileiros

A premiação, organizada pela ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais tem como objetivo reconhecer o trabalho de Prefeituras cujas políticas públicas para a preservação do meio ambiente estejam alinhadas aos princípios de sustentabilidade e de excelência na gestão de resíduos sólidos.

Podem concorrer ao concurso projetos desenvolvidos pelas Prefeituras nos períodos de janeiro de 2009 a dezembro de 2010. 

Alinhado aos termos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o tema deste ano é “Destinação Adequada de Resíduos Sólidos”, o que significa contemplar os princípios de reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e o aproveitamento energético de resíduos sólidos, além da disposição final adequada em unidades licenciadas pelos órgãos ambientais. As soluções escolhidas devem prevenir danos ou riscos à saúde pública e minimizar os impactos ambientais adversos.

Para participar, os interessados precisam mandar para a ABRELPE por correio (Av. Paulista, 807 - 2º andar - Cj. 207 - CEP 01311-941 - São Paulo), até o dia 29 de agosto, a ficha de inscrição corretamente preenchida e duas vias do descritivo do projeto, com máximo de 10 páginas em papel A4, contendo: introdução, problemática, objetivos, comunidades beneficiadas, critérios técnicos de implantação do programa, estratégias, investimentos e resultados comprovados. Também poderão ser anexados material fotográfico, clipping de notícias, documentos, depoimentos entre outras peças que colaborem para a compreensão do projeto.

Os finalistas serão escolhidos por uma comissão julgadora composta por representantes da ABRELPE e autoridades do setor que serão convidados pelo Comitê Organizador. A divulgação dos vencedores será feita no dia 5 de outubro. As prefeituras vencedoras em cada categoria (Categoria A – cidades com até 99.999 habitantes; Categoria B – cidades de 100.000 a 499.999 habitantes; Categoria C – cidades acima de 500.000 habitantes) receberão o Troféu Eco-Cidade.

Mais informações estão disponíveis no site http://www.abrelpe.org.br.

Fonte:G.P. Comunicação