Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Vacinação dos Pets

Vacinação dos Pets

Publicada em : 06/02/2019

Entenda por que a vacinação dos pets é importante para eles e também para os tutores

Divulgação
Divulgação
A famosa frase “Quem ama cuida”, tão dita e divulgada, torna-se mandatória quando o cuidado se refere aos animais de estimação. Presentes em quase metade dos lares brasileiros, os animais de companhia ganharam ao longo dos anos status de membro da família. Para que tenham uma vida plena não só de carinhos, mas também de saúde e bem-estar, alguns fatores são importantes – alimentação, higiene e vacinação em dia.

“O cuidado com o animal está diretamente ligado à prevenção de doenças. E a melhor forma de fazê-la é por meio da vacinação, que deve ser recomendada e administrada por um médico-veterinário”, diz Fabiana Avelar, médica-veterinária e gerente de produtos de Animais de Companhia da Zoetis.

De acordo com as recomendações atuais, cães e gatos devem ser vacinados logo nos primeiros meses. Terminado esse ciclo preventivo inicial, a vacinação deve ser feita anualmente ou a critério do médico-veterinário. “O protocolo vacinal garante a proteção imunológica do animal”, explica o médico-veterinário Alexandre Merlo, gerente técnico de Animais de Companhia da Zoetis.

A carteira de vacinação completa para cães e gatos deve apresentar os dados de identificação do animal, nome e número de lote da vacina aplicada (geralmente contidos em selos destacáveis que vêm com a vacina) e data de reforço. Pode-se também anotar em que parte do corpo do animal a vacina foi injetada.

Essa prevenção é importante não só para os animais como também para a proteção de seus tutores, já que algumas doenças de cães e gatos (como a leptospirose, a raiva e a giardíase) são zoonoses, ou seja, podem passar do animal para o ser humano e vice-versa.

Campanha
Como parte do Programa de Educação Continuada da Zoetis, a empresa lançou, na última semana, o Blog Veterinário Zoetis. Direcionado à classe médico-veterinária, o canal trará, por meio de posts semanais, publicações técnicas e novidades sobre imunologia e vacinação em cães e gatos.

Fonte:Interfuse Communications