Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Desperdícios na marcenaria

Desperdícios na marcenaria

Publicada em : 05/02/2019

Saiba como economizar e evitar

Divulgação
Evitar desperdício é mais do que necessário para a saúde de qualquer negócio, é importante para fazer bom uso das matérias-primas e aumentar produtividade e ganho ao final de qualquer trabalho.

Com a correria do dia a dia é comum que a gente se perca no tempo e acabe dando pouca, ou nenhuma prioridade para os mecanismos que nos permitem economizar e otimizar tempo e material. Com as dicas a seguir você pode melhorar seu atendimento e sua produtividade.

Optar cortar pelo lote
A máquina de corte tem grande importância no impacto da produtividade e do serviço. Não há matéria-prima maior ou mais valiosa que o tempo. Ao escolher bem seu equipamento você está escolhendo também maior conforto e praticidade.  Hoje em dia o mercado oferece muitas opções, a compra do maquinário deve estar em linha com a necessidade da produção da marcenaria. Além dos equipamentos, alinhar processos pode ser essencial para evitar desperdício de tempo, material e, consequentemente, dinheiro. O MDF corresponde de 60 a 80% do custo de material do projeto, por isso é importante optar pelo corte por lote das peças sob medida, isso pode trazer uma redução de desperdício de 10% a 30%.

Uso de plano de corte
O plano de corte é a parte de desmonte do móvel, ou seja, passar para o papel todas as etapas de montagem e desmontagem do item. Ele funciona como um guia na hora da preparação do novo móvel, mostrando quais são as peças necessárias, quantidade e tipos de chapas, a sequência de cortes que se deve fazer, isso tudo detalhando os diferentes materiais e suas espessuras, comprimentos e etc.. Dessa forma é possível evitar cortes errados, escolhas por materiais inadequados e até mesmo estipular o tempo de trabalho para cada um dos itens a serem manuseados. 

Produção mais limpa e mais enxuta
O espaço limpo e bem organizado além de ser um espaço melhor para convívio, é também um local mais seguro. Nas marcenarias a limpeza e organização economiza tempo e otimiza processos, uma vez que, se os itens necessários para a execução do projeto estiverem à primeira vista, não se perde tempo buscando por eles. Além disso, evita acidentes com maquinários e ferramentas dispostas em locais incorretos.

Gestão do estoque
O setor moveleiro é um dos que mais sofre com a retração da economia, dessa forma, ter um estoque pode ser algo a se pensar, afinal, material parado é dinheiro parado. Uma boa estratégia é manter em estoque apenas os materiais que serão utilizados para a produção dos móveis e evitar o desperdício com ferragens, por exemplo. Comprar materiais na medida certa para os projetos que já estão fechados com o cliente, também é uma boa saída.

Invista em mesas dobráveis
Mesas dobráveis são práticas, simples de fazer e ajudam muito, principalmente em espaços pequenos. Mesmo em ambientes maiores as mesas dobráveis ajudam na otimização de processos, na facilidade em transitar entre os espaços, além de ajudarem a projetar seus móveis e croquis.

Empresas brasileiras com atuação no mercado moveleiro desde 1986, com operações focadas em estética e estruturas, a ARCHI Puxadores e Acessórios e a CERMAG Ferragens atuam diretamente na indústria de móveis de produção de larga escala, com vendas direcionadas para revendas e indústria, além de lojas de móveis planejados.
Alinhados às novas tendências em design, decoração e sempre pensando em praticidade, conforto e segurança, os produtos ARCHI e CERMAG são diferenciados no mercado por sua qualidade e variedade.

Fonte:MAPA Comunicação Integrada – ARCHI Puxadores e Acessórios e CERMAG Puxadores