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Send4

Publicada em : 05/02/2019

Novo modelo de negócio pretende revolucionar o varejo

Divulgação
Com a alta demanda de devoluções de produtos e o crescimento de reclamações em plataformas online, o comércio eletrônico se encontra todos os dias com as margens de lucro comprometidas. A média de produtos trocados ou devolvidos ao e-commerce brasileiro é de 5%, além de alguns setores como moda sofrerem mais com isso, batendo incríveis taxas de 10% de suas vendas. 

Reconhecida pela inovação no modelo de negócios aplicado aos pick-up points, a Send4 atendeu à demanda do mercado e pivotou seu negócio em junho de 2018 para oferecer uma solução de automação para logística reversa para marcas de bens de consumo e varejistas online: a plataforma Troque Fácil. Com ela, a startup  atingiu 50% de crescimento por semana no número de transações atendidas, conquistando clientes de porte nacional e internacional, como é o caso das marcas Osklen e Dental Cremer.

O Troque Fácil não tem concorrentes diretos no mercado nacional. As barreiras de entradas para novos concorrentes são: o fato de não ser um simples plugin para e-commerces, mas sim uma solução de pós-venda que evolui com grande velocidade; e o foco na inovação verticalizada em trocas e devoluções de produtos que bloqueiam grandes perdas financeiras que são dificilmente recuperadas pelas empresas no modelo atual de atendimento. A pretensão é se posicionar como uma empresa de inovação para o varejo, que revolucionou o mercado brasileiro com a implementação de um serviço de qualidade e foco total na satisfação do consumidor.
A Send4 está preparada para usar o crescimento do e-commerce (média de 15% ao ano)  para fazer a Troque Fácil evoluir em número de transações online. Além disso, planeja ultrapassar a escala atual de crescimento, que é de 50% ao mês, em 2019. A validação do Troque Fácil ainda deve gerar novos produtos dirigidos ao mercado offline, que representa aproximadamente 94% do varejo nacional.

Com o valor arrecadado na segunda rodada de investimento a Send4 criou e iniciou a comercialização de sua ferramenta, Troque Fácil, fazendo diversos testes com compradores online, tornando assim o processo de trocas e devoluções o mais simples e rápido possível. Durante o período de validação do produto, grande parte dos consumidores solicitavam o estorno do dinheiro, gerando perder ao e-commerce. Focada em criar um processo de retenção e fidelização do comprador, o Troque Fácil duplica a capacidade de conversão de estorno em créditos no próprio site. Assim, a startup acabou o ano com 500% de crescimento e transacionando mais de 7 milhões de reais em sua plataforma apenas no segundo semestre de 2018.

O modelo de negócios mudou, mas  o objetivo continua sendo ajudar marcas a oferecer uma experiência de primeiro mundo aos clientes, transformando um dos principais problemas do mercado em ganhos para marcas e clientes finais.

O Troque Fácil é integrado nas principais plataformas de e-commerce e ERPs usadas no mercado nacional e abrange mais de 50% dos players online, que hoje representam cerca de 7% do varejo nacional, demonstrando o potencial de crescimento da startup, uma vez que a solução deve ser expandida para o mercado de varejo tradicional.

A Send4 está em plena negociação com mercados internacionais para a comercialização do Troque Fácil por licenciamento de canais. “Essa nova rodada de investimento deve ajudar a empresa a impactar não só o mercado online, mas tornar fácil a troca produtos no offline, além de ampliar nosso marketshare com um produto cada vez mais robusto”, revela Cristian Trentin, um dos fundadores da plataforma.

O Troque Fácil é um SAAS - software na nuvem em que as empresas pagam uma mensalidade de acordo com os recursos escolhidos - que automatiza tarefas repetitivas da operação de atendimento para trocas e devoluções alinhada com o conceito de omnichannel, em que as marcas buscam oferecer a mesma experiência ao consumidor, independente do canal usado.

Os benefícios que o cliente adquire com a Troque Fácil são inúmeros, incluindo custos com equipe de SAC, bem como operação e financeiro. Na maioria dos casos, a economia gerada pelo Troque Fácil é tão grande que o payback se dá em menos de um mês de utilização, para tanto, a empresa manda reports mensais sobre os resultados operacionais.

Os esforços e investimentos da Send4 estão direcionados na evolução do produto Troque Fácil para que, além da automação e retenção, seja gerado aumento de receita, recompra e fidelização de clientes. Tudo isso, em um modelo omnichannel de atendimento que coloca o consumidor final no centro da operação, trazendo um novo olhar para a experiência no pós-venda, transformando o contexto negativo das trocas e devoluções em um diferencial competitivo.

Fonte:VIRA Comunicação